Pessoas trans podem ter cotas em concursos públicos em Curitiba; entenda
Publicado em 5 jun 2023, às 17h54.
Assinada pelos vereadores Maria Letícia (PV), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Angelo Vanhoni (PT) e Professora Josete (PT), a matéria tramita desde março deste ano, estando sob análise do colegiado desde 26 de abril. (Ilustração/Freepik)
Segundo a regra proposta, as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no nascimento optariam pela reserva de vagas, por meio de autodeclaração. (Foto: Orlando Kissner/Alep)
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Direito da Família (Ibdfam) citados no projeto, a população de pessoas transgêneras no Brasil é de 3 milhões. (Ilustração/Freepik)
Os vereadores de Curitiba discutem nesta terça-feira (6) uma iniciativa que cria uma cota de 5% para o ingresso de pessoas trans em concursos públicos municipais.
Assinada pelos vereadores Maria Letícia (PV), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Angelo Vanhoni (PT) e Professora Josete (PT), a matéria é discutida desde março deste ano, estando sob análise do colegiado desde 26 de abril.
Segundo a regra proposta, as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído no nascimento optaram pela reserva de vagas, por meio de autodeclaração, que depois seria revista por comissões de heteroidentificação. A
De acordo o Instituto Brasileiro de Direito da Família, a população de pessoas transgêneras no Brasil é de 3 milhões.