Paraná tem mais de 1,6 mil eleitores com 100 anos ou mais; veja ranking das cidades
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Paraná tem um total de 1.613 eleitores com pelo menos 100 anos de idade registrados e aptos para votar no próximo domingo (2). Ainda que não sejam obrigados a participarem das eleições por conta da idade, a maioria deles faz questão de ir às urnas.
O município paranaense com maior número de eleitores ‘centenários’ é Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. O município conta com 132 eleitores com 100 anos ou mais. Em seguida aparece Pato Branco, na mesma região do Estado, com 71 centenários aptos a votar.
A capital do Paraná, Curitiba, está na terceira colocação, segundo o TSE. São 63 curitibanos com pelo menos uma centena de anos registrados. Fechando as cinco primeiras posições da lista estão Marialva e Colorado, cidades do noroeste paranaense, com 59 e 52 eleitores nesta faixa etária, respectivamente.
Ao todo, 248 municípios paranaenses contam com maiores de 100 anos em suas listas de eleitores, o que equivale a 62,1% dos 399 municípios do Estado. Destes, 83 têm apenas 1 eleitor centenário.
Voto facultativo
De acordo com o artigo 14 da Constituição brasileira, eleitores que completaram 70 anos não estão mais obrigados a votar. Eles continuam com os títulos eleitorais válidos e poderão comparecer às urnas apenas apenas quando quiserem votar.
Estes eleitores não correm o risco de terem o título cancelado por ausência em três eleições consecutivas, como ocorre com o restante dos eleitores.