Obrigatoriedade do voto é o assunto do Ponto de Vista – Especial Eleições
Com mediação de Manuella Niclewicz, o programa pode ser acompanhado ao vivo no canal do YouTube da Jovem Pan – Grupo RIC
O programa Ponto de Vista desta segunda-feira (9), irá falar sobre a obrigatoriedade do voto. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última eleição, em 2022, mais de 32 milhões de eleitores cadastrados e com o título regular não compareceram às urnas no primeiro turno.
O nível de abstenção foi de 20,9%, o mais alto desde as eleições de 1998, quando 21,5% do eleitorado não votou. Superando até mesmo os índices da última eleição municipal que aconteceu em meio há períodos mais críticos a pandemia, em 2020, quando 20,8%.
Veja também:
- Confira os candidatos nas sabatinas da Jovem Pan News desta segunda-feira (9)
- Eduardo Pimentel lidera disputa pela Prefeitura de Curitiba, diz pesquisa
- Luciano Ducci insiste em projeto de metrô: “Não dá para imaginar Curitiba sem”
No Paraná o índice de abstenção, ou seja, de eleitores que não compareceram às urnas foi de 19,4% no primeiro turno de 2022. Ao analisar os dados, durante o programa será debatido se o sistema do voto obrigatório é o ideal para a democracia.
Convidados do Ponto de Vista
Para debater sobre o assunto, o programa Ponto de Vista contará com a presença de Luis Lelis, um consultor político que trabalha com campanhas eleitorais há 5 anos, e André Rosa, um professor de ciência política na UDF, bacharel em ciência politica pela UNB, mestre em psicologia política e especialista em relações governamentais.
Transmitido diariamente na Jovem Pan News Curitiba e no canal do YouTube da Jovem Pan – Grupo RIC às 15h, o “Ponto de Vista – Especial Eleições”, é um programa em que os convidados debatem temas complexos do universo eleitoral.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!