Professora Eliana Cortez é candidata a vice pela coligação do MDB, PDT, Soliedariedade, PC do B.

Candidatos a vice-governador foram ouvidos pelo RIC Mais. Confira!

Qual é a importância do vice? Diante de um caso recente na história política brasileira envolvendo um processo de impeachment e que levou o vice-presidente a assumir o Palácio do Planalto, o Portal RIC Mais preparou uma série de entrevistas com os 10 candidatos a vice-governador do Paraná sobre temas que veem à tona durante a campanha eleitoral. 

Todos os dias um candidato vai apresentar as propostas para os eleitores na série especial das eleições. Confira!

Professora Eliana Cortez

Professora de ensino médio, natural de Ribeirão Claro, é candidata a vice pela coligação do MDB, PDT, Soliedariedade, PC do B.

Para você qual a importância do vice governador e como a função é importante para o futuro do Paraná?

Na minha visão, como candidata a vice, vejo minha parceria com João. Tenho uma visão para as questões sociais. Eu vivo a realidade do dia dia, das escolas, sei o que é fila de posto de saúde. Eu trago comigo como vivência.

Você acredita que o vice governador pode ser o diferencial, no pleito de outubro, para definir o vencedor nas urnas?

Acredito sim, tem peso importante. As questões nacionais, vivemos a realidade do nosso Brasil [sobre Temer ter assumido após impeachment]. Isso é um peso muito importante. Para votar no candidato, tem que ver as propostas, tem que concordar.

Qual a sua contribuição na construção do projeto de governo?

Fiquei com questões sociais, com ênfase na educação e mais engajada no plano de governo. Sem esquecer as outras questões sociais, ter boa educação, saúde, segurança.

Que atividades pretende exercer, caso eleito?

Seria mais voltada à área de educação e questões sociais. Queria mais tempo de conhecer a realidade de cada escola, ter o tempo de correr atrás. O secretário [da pasta] não tem esse tempo, além de outras questões.

Segurança Pública

Garantir as condições de trabalho, viaturas, manutenção de equipamentos, plano de carreira dos profissionais. Tem uma questão importante de saúde mental do policial. Temos lei que exige que todos agentes tenham que passar por avaliação psicossocial.

É importante que ele tenha essa condição, porque lida com condições adversa e isso pode refletir no trabalho. Sistema carcerário é problema nacional. Bomba relógio. Temos que buscar alternativas, ressocialização dos presos na sociedade, buscar parcerias e soluções.

Saúde

Seria voltado para saúde preventiva. Eu venho de uma região distante no Norte Pioneiro. As pessoas ficam mais em ambulância do que em atendimento, precisamos criar centros de ese pcialsides regionais.

Eu falo com experiência própria em municípios pequenos como o meu, que saem ambulância. Tem cidades menor que saem 10 ambulâncias diariamente. É desgaste, é custo. Temos que buscar parceria com o governo federal e municípios para ter garantia da saúde integral.

Fabiana Genestra e Juliano Pedrozo, especial Eleições 2018