Não há subnotificação em Curitiba, diz Secretaria de Saúde

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 16 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 5 jun 2020 às 15h59.

Curitiba tem situação bem diferente da nacional e não sofre com a subnotificação dos casos de Covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A médica infectologista do órgão, Marion Burger, deu entrevista essa manhã ao Jornal da Manhã Paraná, da Jovem Pan, e explicou o que acontece na capital.

 

“Nós ainda temos menos de 500 casos diagnosticados da infecção do novo Coronavírus, sabemos que para cada caso notificado a gente tem vários casos pouco sintomáticos ou até assintomáticos circulando entre nós, isso não é subnotificação, isto é a trajetória normal de muitas doenças. Nós temos isso pra dengue, temos isso pra infecção pelo influenza. A gente diagnostica aqueles casos que realmente são sintomáticos, que requerem ações mais importantes de isolamento.”, explicou Burger.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou várias vezes nos últimos dias que, no plano nacional, existe o problema da subnotificação dos casos de Coronavírus. Ele tem usado esse argumento para justificar o porque o número de registros da Covid-19 não atingiu as proporções catastróficas previstas por alguns estudos internacionais.

 

Veja a entrevista completa: