Musk x Alexandre de Moraes: entenda como surgiu a polêmica
Os nomes de Elon Musk e Alexandre de Moraes têm chamado a atenção nos últimos dias nas redes sociais. A polêmica surgiu após o bilionário e dono do X (antigo Twitter) fazer uma série de postagens contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Musk pede a renúncia ou impeachment de Moraes sob alegação de que o ministro “viola a legislação brasileira”. Além disso, segundo o empresário, Moraes teria ameaçado prender funcionários da empresa e chegou a cortar o acesso ao app em todo o território nacional.
Musk x Alexandre de Moraes: o que tem motivado a polêmica?
Alexandre de Moraes é o relator no STF das ações envolvendo tentativa de golpe de estado logo após os atos de 8 de janeiro de 2023.
O ministro tem autorizado uma série de sanções contra agentes que buscam utilizar as redes sociais para “fins antidemocráticos” e para atacar as instituições de estado. Ou seja, as contas bloqueadas pelo STF foram parte de investigações que visam apurar responsabilidades pelos atos de um suposto golpe de Estado.
Elon Musk usou a rede social neste sábado (6) para perguntar ao ministro Alexandre de Moraes o motivo de “tanta censura no Brasil”. Conforme o post, o questionamento surgiu de uma postagem feita por Moraes em 11 de janeiro, na qual ele parabeniza o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski por sua nomeação como ministro da Justiça.
“Por que vocês exigem tanta censura no Brasil?”, questionou Musk.
Em seguida, com a série de questionamentos, usuários do próprio X começaram a suspeita que a rede seria derrubada no Brasil.
Perfis desbloqueados no X
No último sábado (6), Musk anunciou que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais. Dessa forma, a atitude poderia beneficiar uma série de influenciadores que estão com seus perfis suspensos, como: Luciano Hang, Allan dos Santos, Daniel Silveira e Monark, por exemplo.
Musk afirma que as decisões aplicadas por Moraes estão fazendo a rede social perder receitas no Brasil. O bilionário ainda disse que a empresa publicará em breve tudo que é exigido pelo ministro e provar como os pedidos desrespeitam a legislação do Brasil.
Em seguida, no domingo (7), Moraes determinou a abertura de um inquérito contra Elon Musk. Além disso, o ministro incluiu que se a plataforma não respeitar as medidas judiciais, uma multa diária de R$ 100 mil será aplicada por perfil desbloqueado.
Contudo, Moraes pede a inclusão de Musk como investigado no inquérito das milícias digitais.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui