Metrô em Curitiba com investimento federal é possível? Veja fact-checking
O candidato Luciano Ducci retomou a importância da implemente desse modelo de transporte na capital paranaense, mesmo sem receita garantida para a obra
Um dos temas levantados no Debate da RICtv RECORD com os candidatos a prefeito de Curitiba foi a implementação do metrô na capital paranaense.
Questionado pelo candidato Luizão Goulart (SD) sobre a viabilidade dessa proposta, o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) defendeu buscar recursos federais para a empreitada.
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O fact-checking do Portal RIC comparou investimentos recentes do Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O projeto mais recente acoplado pelo Novo PAC foi a reforma de novas linhas no Metrô de São Paulo.
Os investimentos feitos pelo Novo PAC na capital paulista somam R$ 8,9 bilhões somente na Linha 2 Verde e na Linha 5 Lilás.
Dados da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apontam que cerca de 4 milhões de passageiros diariamente utilizem o sistema de metrô em São Paulo.
Como comparação, dados da Urbanização de Curitiba (Urbs) apontam que, em média, 374 mil passageiros diários utilizaram os ônibus da capital paranaense em 2023.
Na comparação com outras capitais brasileiras que possuem sistema de metrô, o Rio de Janeiro apresenta médias de 651 mil passageiros por dia, Belo Horizonte 89 mil usuários e Porto Alegre 108 mil pessoas.
Vale ressaltar que Ducci esteve envolvido em outro projeto de implementação do metrô em Curitiba. Em 2011, durante o governo presidencial de Dilma Rousseff (PT), houve um estudo que apontou um orçamento de R$ 3,2 bilhões para essa obra – sendo R$ 1,8 bilhão via Governo Federal.
O estudo acabou engavetado na gestão de Gustavo Fruet (PDT) e também não foi retomado durante os oito anos de Rafael Greca (PSD) à frente da Prefeitura de Curitiba.
Nesse cenário, mesmo com a proximidade de Ducci com o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é preciso que a Prefeitura de Curitiba consiga demonstrar a aplicabilidade do metrô na capital paranaense, com um serviço de transporte público que conta com menos usuários que outras capitais brasileiras.
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