Maria Tereza quer tratar moradores de rua e reduzir tarifa de ônibus em Londrina
A candidata também planeja ampliar o ensino integral e promover a saúde com novas contratações e UPAs
A candidata à Prefeitura de Londrina, Maria Tereza (PP), falou em entrevista nesta terça-feira (15) que pretende tratar as pessoas que vivem em situação de rua, caso seja eleita no segundo turno das eleições municipais, no dia 27 de outubro.
Leia também:
- Possível visita de Bolsonaro a Curitiba gera expectativa em Graeml e Pimentel
- Graeml x Pimentel: Lula, Boulos e troca de acusações esquentam debate
- Creches e disciplinas: candidatos apresentam propostas para a educação de Curitiba
Durante a entrevista concedida para o RIC.com.br e para a Jovem Pan News Londrina, a professora afirmou que o número de pessoas vivendo nas ruas na cidade aumentou por causa da pandemia e que é preciso uma gestão que trabalhe para recuperar esses moradores.
“É uma situação muito triste. É horrível pensar na situação que essa pessoa viveu para a chegar a viver na rua. Não vai ter bala de prata. Temos que ter gestão para resolver esse problema. Não é um problema apenas da dependência. Vamos intensificar as ações de atendimento e segurança pública, para que possam combater os furtos. Vamos tirar essas pessoas dessa situação, punir os casos de furto e danos à segurança pública e tratar as dependências”, afirmou.
Além disso, a professora falou que pretende investir em uma Residência Terapêutica, que vai tratar a pessoa com dependência e que está vivendo nas ruas. A candidata acusou também outros municípios de pagar passagens para moradores em situação de rua para Londrina.
“Já foram apresentadas as denúncias no Ministério Público por parte da secretaria de assistência social. A promotoria local já foi notificada para que providências sejam tomadas a respeito das prefeituras que enviam moradores em situação de rua para Londrina”, acusou.
Mobilidade urbana
A professora Maria Tereza propôs reduzir o preço da tarifa do transporte público em Londrina em 2025. A candidata do PP falou que pretende baixar o valor da passagem com recursos dos governos estadual e federal.
“Temos uma lei federal em votação para o repasse do Governo Federal e vamos atrás dos recursos estaduais para que em 2025 a tarifa seja reduzida para R$ 3,50. O município vai custear e receber o repasse do valor para cobrir a passagem dos idosos. Vamos atrás desse recurso com o governo estadual também”.
A ex-secretária de educação defendeu que a redução do preço da passagem ajuda a aumentar o número de passageiros, além de melhorar o fluxo do trânsito na cidade.
“Nós temos alguns estudos e sabemos que a redução de tarifa é muito importante para atender as pessoas. Com a redução, aumenta o número de pessoas usando o transporte público. Com a queda do número de passageiros na pandemia, o preço da passagem precisou aumentar. Vamos e temos a projeção de melhorar a mobilidade do trânsito. Vamos incentivar as pessoas a usarem os ônibus, já que temos uma frota totalmente tecnológica”.
Educação
Ao ser perguntada sobre os projetos para a educação na cidade, Maria Tereza garantiu que 50% das matrículas na cidade serão feitas no ensino integral até 2028, caso seja eleita como prefeita.
“Quanto mais matrículas em tempo integral são feitas, mais o município recebe do Fundo Nacional da Educação Básica. Tínhamos 9% das crianças em tempo integral quando assumi a secretaria e agora temos 25%. Vamos contratar professores, investir nos prédios e equipamentos. Também está no planejamento as escolas climatizadas e usando a energia solar. Queremos chegar em 2028 com 50% dos alunos em tempo integral”, prometeu.
Saúde
A candidata reforçou também a necessidade de investir na contratação de mais profissionais para que a estrutura do atendimento de saúde em Londrina seja reforçada.
“Já estão sendo feitas três novas UPAs e teremos ao todo cinco no ano que vem. Temos problema estrutural, sim. Mas precisamos também contratar pessoas, para repor funcionários que se aposentaram. Vale lembrar que os concursos e contratações foram proibidos durante a pandemia. Todos anos aposentam um número significativo de servidores e precisam de reposição”.
Cidade industrial
Outro tema abordado por Tereza durante a entrevista foi a Cidade Industrial. A candidata disse que o valor arrecadado na venda dos terrenos serão destinadas a construção de um novo condomínio industrial, que vai atrair mais empresas locais ou de fora para a cidade.
“A Cidade Industrial é um projeto extraordinário. Com a venda desses terrenos, vamos encaminhar o dinheiro para um fundo que será destinado para construir um novo condomínio industrial. Precisamos avançar em questões estaduais e federais para melhorar nossas estradas. Além disso, temos a reforma no aeroporto da cidade. Precisamos pensar a cidade como um grande vetor de economia que precisa do apoio do estado e do governo federal para implementar os planos”, concluiu.