Lula se mantêm na liderança da disputa pela presidência, aponta pesquisa
Foi divulgada, nesta quarta-feira (6), o resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas. Conforme as parciais, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) continua a frente de Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de votos espontâneos, com uma diferença de 3,8%. O relatório ainda aponta Lula como primeira opção em diferentes cenários estimulados.
- Leia também: Após pronunciamento de Moro, União Brasil reforça que ex-juiz faz parte de projeto no estado de São Paulo
Conforme a pesquisa, de novembro de 2021 a abril de 2022, o número de entrevistados que responderam não saber em quem votar diminuiu de 45,3% para 36,4%. Em relação a popularidade do líder petista, a intenção de votos cresceu de 19,7% para 26,8%. Bolsonaro também tem apresentado um aumento na corrida presidencial, indo de 18,4% para 23%.
Após os rumores de que Sérgio Moro (Podemos) não se candidatará a presidência nas Eleições de 2022, a popularidade do ex-ministro caiu de 2,8% para 1,3%, no último mês. Ciro Gomes (PDT) também apresentou uma queda de popularidade entre março (1,9%) e abril (1,3%), João Dória (PSDB) se manteve estável com 0,4%, assim como Eduardo Leite (PSDB) com 0,2%.
Em diferentes cenários estimulados pelos pesquisadores, Lula segue com mais de 40% da intenção de votos, seguido por Bolsonaro com, aproximadamente, 32%. Especificamente, entre o ex-presidente e o atual, o líder petista segue com 47,1% contra 38,5% da intenção de votos.