Lula lamenta morte de presidente do Irã em acidente aéreo
Lula usou as redes sociais para falar sobre a morte do presidente do Irã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nas redes sociais nesta segunda-feira (20), a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que faleceu no domingo (19), em decorrência de um acidente de helicóptero.
“Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu o presidente do Brasil no X (antigo Twitter).
Leia também:
Famílias do RS vão receber Pix de R$ 5,1 mil de auxílio reconstrução do governo
O Palácio Itamaraty também emitiu uma nota sobre a morte de Ebrahim Raisi. “O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida ontem (domingo), dia 19, no interior do país”, diz a nota.
“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, complementa a nota.
O acidente
De acordo com a mídia local, Ebrahim Raisi morreu no domingo em um acidente de helicóptero, que caiu na floresta Dizmar, perto da cidade de Varzaghan, no Irã. Além de Raisi, o chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, também faleceu, assim como dois outros passageiros da aeronave.
As equipes de resgate encontraram o helicóptero na madrugada desta segunda-feira. Os corpos das vítimas foram resgatados.
Ebrahim Raisi era presidente da República Islâmica desde junho de 2021. Pela legislação iraniana, se o presidente morrer, o vice assume e uma eleição deve ser realizada em seis meses. O vice-presidente é Mohammad Mokhber.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!