Lula é considerado o melhor presidente da história; Bolsonaro o pior, aponta Datafolha
BRASÍLIA (Reuters) – Pouco mais da metade dos brasileiros, 51%, consideram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o melhor presidente que o país já teve, enquanto 48% classificam o atual mandatário, Jair Bolsonaro, como o pior de todos, mostrou nesta segunda-feira (20) uma pesquisa feita pelo Datafolha.
Lula, que deverá ser candidato mais uma vez em 2022, aparece 40 pontos percentuais a frente de Bolsonaro, que deverá disputar a reeleição e é apontado como melhor presidente da história por apenas 11% dos entrevistados –um percentual abaixo do seu índice de intenção de votos, que ficou em 22% na última pesquisa do instituto, e da aprovação de seu governo, que teve o mesmo índice.
Em destaque por causa da rivalidade para as eleições de 2022, os dois são os mais lembrados dos dois lados da avaliação. Lula é considerado o pior presidente da história do país por 18% dos entrevistados.
Lula tem sua melhor avaliação entre moradores da região Nordeste, 66%, e entre pessoas que estão procurando emprego, com 63%.
Já Bolsonaro é o preferido entre pessoas que votam em seu atual partido, o PL, 48%. Bolsonaro também é citado como o melhor da história por 19% de evangélicos e 19% de pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos.
A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Por Lisandra Paraguassu