Luizão Goulart pretende repetir feitos de tempo como prefeito de Pinhais
Ex-prefeito de Pinhais, o atual candidato à Prefeitura de Curitiba, Luizão Goulart (Solidariedade) pretende repetir os feitos
Durante o debate promovido pela RICtv neste sábado (28), o candidato à Prefeitura de Curitiba, Luizão Goulart (Solidariedade), afirmou que pretende seguir o modelo de governo que teve como prefeito de Pinhais.
A princípio, Goulart tratou da proposta para o metrô em Curitiba, afirmando que é necessário conversar com a população antes de aplicar o transporte público na cidade. “Em relação ao metrô, eu considero que um estudo foi feito, foi gasto com dinheiro sobre esse metrô, nós temos que recuperar esse estudo”, defendeu. “Porque, mesmo na época quando foi feito o estudo, não foi divulgado, não teve a participação da sociedade, da sociedade organizada, do Sindicato, dos representantes, dos órgãos e das organizações governamentais, por exemplo, dos órgãos do controle, pra gente poder, depois de 15 anos desse estudo feito, para ver se ainda é viável ou não a implantação do metrô em Curitiba”, defendeu.
Moradia em Curitiba
Se tratando da população da cidade que mora de forma irregular, Luizão Goulart disse ser uma prioridade para seu governo caso seja eleito. “Nós temos um problema sério em Curitiba que é a grande quantidade de pessoas morando de forma irregular. Temos mais de 450 ocupações regulares em Curitiba, grande parte delas em áreas de risco, nas margens dos rios, e nós estamos vendo aí as mudanças climáticas”, afirmou. “Eu, quando fui prefeito do município de Pinhas, eu me preocupei com essa questão, porque é uma questão de prioridade”.
Além disso, Goulart comentou que acredita que o candidato e atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), teria copiado seu plano de governo se tratando do assunto. “Eu acho que o Eduardo copiou essa minha quantidade de casas, de 20 mil casas, porque eu primeiro levantei essa questão da necessidade de nós reservarmos 3% do orçamento de Curitiba para construir 5 mil novas casas para as pessoas que estão em área de risco”. Entretanto, Pimentel rebateu, afirmando que foi o primeiro a registrar o plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ainda se tratando das moradias de Curitiba, Luizão Goulart reafirmou seus feitos como prefeito de Pinhais. “Eu realoquei centenas de famílias, dei qualidade de vida para essas pessoas, com casas, com infraestrutura, asfalto, calçada, rede de esgoto, e recuperei os nossos rios, eu cuidei das famílias e também cuidei dos rios, acabando com as enchentes e os alagamentos no município de Pinhais”.
Sustentabilidade
O candidato Luizão Goulart também comentou sobre a necessidade de preparar Curitiba para lidar com os futuros eventos climáticos. “Eu fiz a lição de casa quando fui prefeito. Eu me preocupei com as questões climáticas do município que eu administrei e era um dos que mais alagavam. Cada chuvinha que dava já virava notícia. E nós conseguimos, com o planejamento, com a organização, com a equipe técnica bem preparada, realocamos centenas de famílias das margens dos rios”, afirmou sobre seu tempo na Prefeitura de Pinhais.
“Minha equipe, nós cuidamos dos nossos rios, fizemos tragar, fizemos drenar, recuperamos a vazão da água, recuperamos as margens dos rios, fizemos parques lineares, coisa que do lado de cá, por exemplo, do rio Atuba, isso não aconteceu.”
De acordo com Goulart, é preciso ter um cuidado maior com os rios da cidade de Curitiba. “Aqui em Curitiba, faz muito tempo que não se tem essa preocupação com os nossos rios, com os nossos córregos, com a impermeabilização do solo, por exemplo. Então, nós temos que cuidar dos nossos rios, porque quando acontece uma chuva forte, não tem muito o que fazer”, afirmou. “ As pessoas perdem os móveis, perdem seus veículos e assim por diante. Então, eu vejo pouca ação nessa área aqui também”.
Meio Ambiente
Conforme Luizão Goulart, o trabalho de zelo pelo meio ambiente em Curitiba precisa ser algo permanente. “A questão do meio ambiente e do clima exige do gestor público um trabalho permanente. Não adianta fazer ações pontuais se não tiver um planejamento para você resolver de fato os problemas da cidade”, afirmou.
Além disso, o candidato explicou o motivo de citar seu tempo como prefeito de Pinhais durante o debate. “Eu digo que quem está numa gestão ou quem passou por uma gestão tem que dizer o que fez e o que está fazendo antes de fazer novas promessas”, disse. “Quando eu digo que eu enfrentei essa questão dos alagamentos e das enchentes e me preocupei com a questão climática, é porque quando eu fui prefeito e tive alguma oportunidade, eu fiz, sei como fazer e quero fazer aqui em Curitiba.”
Orçamento público
Se tratando do orçamento público, Luizão Goulart afirmou que aplicará uma reforma tributária na capital paranaense. “Eu não prometi reduzir impostos, eu prometi fazer uma reforma tributária para simplificar e melhorar o atendimento da prefeitura em relação ao empresariado ou ao empreendedor aqui de Curitiba”, afirmou.
“Primeiro, acabar com essa grande quantidade de cargos comissionados de políticos que está inchando a prefeitura. A prefeitura está inchada e pela quantidade de coligações que o candidato fez, provavelmente vai ter que ceder muitas secretarias, muitas diretorias e muitos cargos ainda, ficando difícil de administrar. Eu vou ter a independência de implantar um governo técnico profissionalizado, uma equipe competente. Como eu já fiz.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui
-
POST 1 DE 21
Candidatos a prefeito de Curitiba contam expectativas antes de Debate da RIC
28 set 2024 às 20h54
-
POST 2 DE 21
Ônibus a R$ 1 ou grátis: candidatos prometem mudanças no transporte de Curitiba
28 set 2024 às 21h32
-
POST 3 DE 21
Linguagem neutra e ideologia de gênero são assuntos no debate da RICtv
28 set 2024 às 21h52
-
POST 4 DE 21
Candidatos divergem sobre viabilidade de metrô em Curitiba durante debate
28 set 2024 às 21h56
-
POST 5 DE 21
De hospital a parceria com setor privado; veja promessas em debate da RICtv
28 set 2024 às 22h18
-
POST 6 DE 21
Candidatos entram em embate quanto à responsabilidade das multas em Curitiba
28 set 2024 às 22h27
-
POST 7 DE 21
Debate da RICtv aborda enchentes em Curitiba e soluções para crise climática
28 set 2024 às 22h42
-
POST 8 DE 21
É possível em 2025 reduzir tarifa e passe-livre estudantil em Curitiba? Veja fact-checking
28 set 2024 às 23h00
-
POST 9 DE 21
Aumento de polícia nas ruas de Curitiba é assunto do debate da RICtv
28 set 2024 às 23h03
-
POST 10 DE 21
Pimentel defende radares sinalizados e “morte zero” no trânsito de Curitiba
28 set 2024 às 23h05
-
POST 11 DE 21
Situação do bairro Caximba é citada em debate de candidatos a prefeito de Curitiba
28 set 2024 às 23h19
-
POST 12 DE 21
Metrô em Curitiba com investimento federal é possível? Veja fact-checking
29 set 2024 às 00h03
-
POST 13 DE 21
Ney Leprevost se diz conservador e que é “contra ideologia de gênero”
29 set 2024 às 00h04
-
POST 14 DE 21
“O metrô é viável e necessário”, diz Luciano Ducci em debate da RICtv
29 set 2024 às 00h33
-
POST 15 DE 21
“É responsabilidade do prefeito decidir se vai multar”, diz Maria Victoria sobre radares
29 set 2024 às 01h11
-
POST 16 DE 21
Andréa Caldas defende linguagem neutra e diz que "gestão será inclusiva"
29 set 2024 às 01h29
-
POST 17 DE 21VENDO AGORA
Luizão Goulart pretende repetir feitos de tempo como prefeito de Pinhais
29 set 2024 às 01h31
-
POST 19 DE 21
Qual o limite legal para fila de crianças por vagas em creches? Veja fact-checking
29 set 2024 às 09h00
-
POST 20 DE 21
Metrô e polícia municipal: veja principais assuntos do debate na RICtv
29 set 2024 às 10h00
-
POST 21 DE 21
Veja fotos dos candidatos que participaram do debate da RICtv
29 set 2024 às 11h00