Líderes mundiais repercutem vitória de Lula; confira as principais declarações
A terceira vitória de Lula (PT), após uma disputa acirrada contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiu mundo afora. Líderes de diversos países se manifestaram e saudaram o político. Confira as principais declarações a seguir.
Um deles foi o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em mensagem, o político enviou “Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos.”
Pelo Twitter, os presidentes da Argentina, Alberto Fernándes, e da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo resultado na corrida presidencial.
“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse Fernándes.
O político colombiano foi direto em sua declaração após a vitória do brasileiro. “Viva Lula”, postou Petro.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou o presidente eleito. “Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha”, escreveu.
O presidente da França, Emmanuel Macron, comemorou a vitória de Lula. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu Macron.