Justiça indefere candidatura de Barbosa Neto; saiba por que ele segue na disputa
Barbosa Neto (PDT) teve candidatura indeferida por condenação; apesar disso, ele segue na campanha eleitoral
O ex-prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (5). Ele está inelegível por ser condenado por crimes contra o patrimônio público na época em que era prefeito.
Leia mais na coluna:
- Paulo Mac Donald está inelegível? Entenda a decisão do TJ
- Ratinho e Dallagnol: 2026 é logo ali
- Reitor da UEM diz que banheiros compartilhados não são oficiais
O Ministério Público do Paraná apresentou um pedido de indeferimento da candidatura de Barbosa alegando que o candidato está inelegível por seis anos, por improbidade administrativa.
A juíza da 42ª Zona Eleitoral, Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, reconheceu a presença da cauda de inelegibilidade devido à condenação no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
Entenda a condenação contra Barbosa Neto
Barbosa Neto foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa e teve os direitos políticos cassados. Além disso, o ex-chefe do executivo teve de ressarcir R$ 178.917,26 ao município pelo crime de improbidade administrativa.
Histórico e cassação de Barbosa Neto
O jornalista Barbosa Neto foi prefeito de Londrina entre 2009 e 2012. Ele assumiu o cargo após vencer as eleições complementares em 2009. Contudo, teve o mandato cassado pela Câmara Municipal, após denúncias de que ele usava funcionários públicos para serviços pessoas e em uma de suas emissoras.
Candidato continua campanha eleitoral
Apesar da decisão da Justiça Eleitoral, o candidato do PDT pode seguir normalmente a campanha eleitoral, até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida se ele pode ou não ser candidato.