Flagrou irregularidades em campanhas nas eleições 2024? Veja como denunciar

Qualquer pessoa pode denunciar possíveis irregularidades, no entanto, é necessário ter provas, como fotos, áudios ou vídeos

por Eduardo Teixeira
com informações do TSE
Publicado em 1 out 2024, às 10h47.

Há cinco dias para o 1º turno das eleições municipais de 2024, as campanhas eleitorais entraram em reta final. Com a prática se intensificando na tentativa de angariar mais votos por parte dos candidatos, os eleitores podem denunciar possíveis irregularidades em campanhas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Flagrou irregularidades em campanha nas eleições 2024? Veja como denunciar
Primeiro turno das eleições municipais acontece no próximo domingo (6) (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O canal oficial para denúncias é o aplicativo Pardal. O app, disponível gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Android e Apple), encaminha as demandas ao Ministério Público Eleitoral para apuração. 

Conforme o TRE, qualquer pessoa pode denunciar possíveis irregularidades em campanha nas eleições de 2024. No entanto, é necessário ter provas, como fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da denunciante ou do denunciante, mas, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis. 

Irregularidades nas eleições 2024: Pardal Web e ADM

Atualmente, a principal novidade é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet, como o Pardal Móvel e o Pardal ADM.

No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.  

Já o Pardal ADM permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido político, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória.  

No Processo Judicial Eletrônico (PJe), a denúncia poderá ser autuada na classe Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (Nipe) via Pardal Adm, a critério da autoridade judicial.

Desinformação

Por fim, dentro do próprio aplicativo, há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais. 

Além disso, denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui