Eleitores relatam instabilidade no e-Título e TRE destaca alternativas
Segundo a ministra Cármen Lúcia, o e-Título teve aproximadamente 6 milhões de acessos simultâneos
Eleitores relatam instabilidade no aplicativo e-Título neste domingo (6). No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) destacou alternativas que o votantes podem tomar caso a ferramenta não funcione.
A plataforma permite o acesso a via digital do título de eleitor, além de fornecer informações sobre zona eleitoral, situação cadastral, realizar justificativa de ausência nas eleições.
Segundo a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, foram 6 milhões de acessos simultâneos no e-Título.
Leia também:
- Eleições 2024: acompanhe destaques da votação deste domingo (6) em tempo real
- Dois candidatos são detidos por boca de urna com dinheiro e santinhos no PR
Já o TRE/PR disse que eleitores que enfrentarem dificuldades com o aplicativo e-Título podem optar por outras formas de identificação para votar. É possível utilizar qualquer documento oficial com foto, seja em formato físico ou digital, como o RG ou a CNH digital.
Para quem precisa justificar a ausência do voto, o processo pode ser feito em qualquer seção eleitoral próxima de onde o eleitor estiver no dia da votação. Basta preencher um formulário e entregá-lo ao mesário, que registrará a justificativa. Este procedimento é exclusivo para eleitores que não estão na cidade onde votam.
Além disso, quem não conseguir justificar no dia da eleição tem até 60 dias após o pleito para fazer isso, apresentando um documento que comprove o motivo da ausência, como estar fora do domicílio eleitoral.
A alta procura pelo aplicativo e-Título pode causar instabilidades momentâneas, mas as alternativas descritas garantem que todos os eleitores possam votar ou justificar a ausência dentro do prazo.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.