Humberto Henrique (PT) promete zerar tarifa do ônibus em Maringá
Candidato à Prefeitura de Maringá, Humberto Henrique (PT) foi o primeiro entrevistado na série de sabatinas do Balanço Geral
Zerar tarifa do transporte coletivo, aumentar o efetivo da Guarda Municipal e instaurar um Plano de Manejo no município de Maringá, essas são apenas algumas das propostas do candidato à Prefeitura do município pelo PT, Humberto Henrique. Ainda segundo o candidato, a aproximação com o presidente Lula (PT) o ajudará a atrair recursos federais para a Cidade Canção, caso eleito.
As promessas foram feitas na primeira sabatina realizada pela RICtv com os candidatos à Prefeitura de Maringá. A entrevista foi transmitida ao vivo, nesta segunda-feira (26), no Balanço Geral para toda a região. Além do apresentador Salsicha, o jornalista Nader Khalil também conduziu o bate-papo.
Veja abaixo os principais pontos debatidos.
Transporte coletivo
Humberto Henrique garantiu que é possível, ainda no início do mandato, diminuir a tarifa do transporte coletivo. “Queremos fazer uma repactuação com a empresa TCCC [Transporte Coletivo Cidade Canção], hoje a tarifa é calculada pelo IPK [Índice de passageiros transportados por quilômetro], que é um índice de passageiros, ou seja, o custo fica muito alto para o município. Em várias cidades já têm sido feita a repactuação para que a gente possa pagar a TCCC pelo quilômetro rodado. Em Araucária, em 2022, fizeram isso e de R$ 4,90 caiu para R$ 1,25 a tarifa. Em um primeiro momento, e está isso no nosso plano de governo, a gente vai fazer essa repactuação com a empresa”, disse.
O candidato também afirmou que irá buscar a tarifa zero no município a partir de recursos tripartites, em uma parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, assunto que está em discussão no Congresso Nacional.
Do mesmo partido do presidente da República, Humberto Henrique afirmou possuir bom trânsito em Brasília, e que isso o coloca em uma posição que facilita a captação desses recursos.
Segurança pública
Sobre segurança pública, o candidato prometeu descentralizar o serviço da Guarda Municipal. “Nós queremos criar as unidades da Guarda Cidadã, em cinco regiões da cidade nós vamos colocar unidades da Guarda Municipal, para que ela possa ter um espaço menor para poder fazer a ronda, para poder fazer o patrulhamento, para poder dar o atendimento para a população. Para isso nós vamos construir essas unidades, nós vamos aumentar o números de guardas e nós vamos intensificar para que a população possa ter maior sensação de segurança”, disse.
Segundo o político, caso eleito, o número de agentes da Guarda Municipal deve chegar a 200 na cidade, ante os 162 atuais, afirmou.
Humberto Henrique disse ainda que atividades culturais, esportivas e educativas permanentes ajudarão a tirar as crianças e adolescentes das ruas, o que, segundo ele, diminuirá o número de pessoas cooptadas pelo crime.
Arborização
Quando o assunto é meio ambiente, Humberto Henrique afirmou que o programa Maringá, Cidade Linda, além da ampliação dos serviços de coleta seletiva, prevê um Plano de Manejo para a poda e, se for necessário, retirada das árvores que estão condenadas. “Nós vamos resolver, tem o Plano de Manejo, retirar todas as árvores que estão condenadas, com problemas, e replantar outras”, garantiu.
O petista disse também que os recursos que o município tem utilizado para pagar indenizações para cidadãos que acabam tendo prejuízos causados por quedas dessas árvores, é o suficiente para contratar uma empresa para executar toda a operação.
Municipalização do uso da água
Tema em disputa jurídica desde 2009, a municipalização do serviço de saneamento em Maringá também foi assunto da sabatina. Questionado sobre o próprio posicionamento acerca do tema, o candidato afirmou que é necessário negociar com a Sanepar.
Humberto defendeu que a renegociação do contrato atual com a estatal deve englobar a drenagem das águas das chuvas que, costumeiramente, causam enchentes na cidade.
Mobilidade urbana
Revitalização da Avenida Brasil é outra promessa de campanha de Humberto Henrique, segundo o político, essa é uma “necessidade de transformar a Avenida Brasil [em um local] mais atraente”. Segundo o petista, as obras são necessárias para melhorar “o movimento do comércio, gerar mais emprego e gerar mais renda”.
Além de cumprir com o contrato das obras do Eixo Monumental, o político defendeu que sejam feitas assembleias para debater um orçamento participativo, para que a própria população escolha as obras que devem ser feitas.
Saúde
Questionado sobre os planos para saúde, o petista disse que vai reformar a UPA da Zona Norte e, também na região Norte, irá construir, caso eleito, uma nova Unidade de Pronto Atendimento. Humberto defende ainda que a criação de uma nova unidade irá desafogar também o Hospital Universitário de Maringá. “O Hospital Universitário acaba sendo tratado como se fosse uma UPA, então nós precisamos por uma UPA naquela região para que ela possa absorver isso e o Hospital Universitário fazer o que deve ser feito”, defendeu.
As sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Maringá acontecerão ao longo da semana do dia 26 ao dia 29. Veja aqui a lista com as datas das entrevistas com os candidatos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!