Horário de verão não será retomado, afirma ministro
Ainda há possibilidade da medida ser retomada em 2025, diz o ministro Alexandre Silveira
O Governo Federal decidiu nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado neste ano. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa.
Na reunião, que tinha como objetivo analisar os impactos econômicos e energéticos da medida, o governo afirmou que o benefício econômico e energético não justifica a adoção.
Leia mais:
- Pimentel (PSD) lidera com 49% e Cristina (PMB) tem 44,9%, diz pesquisa
- Partido diz que vice de Graeml omitiu R$ 495 mil da Justiça Eleitoral
De acordo com o ministro, especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para discutir o assunto. “Nós chegamos a conclusão que não há necessidade da decretação do horário de verão para esse período. Temos a segurança energética assegurada”.
Mesmo assim, o ministro não descartou a possibilidade do retorno da medida para o próximo verão, em 2025. “É importante que esta política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos, quanto negativos, no setor elétrico, quanto na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”, disse o ministro.
Ainda neste ano, o Governo Federal havia cogitado voltar com o horário de verão como forma de enfrentar a maior seca do país – segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden) – mas Silveira destacou que o pior já passou: “há chuvas no Sudeste e na cabeceira de alguns rios importantes”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui