O candidato Gustavo Fruet (PDT) foi eleito prefeito de Curitiba com 60,65% dos votos válidos, contra 39,35% do candidato Ratinho Júnior (PSC). A apuração começou logo após o fechamento das urnas, às 17 horas deste domingo (28), e o resultado já estava definido apenas 25 minutos depois.

Clique aqui para ver a primeira entrevista do prefeito eleito Gustavo Fruet.

Em número absolutos, Fruet fez 597.200 votos e Ratinho 387.483. Neste segundo turno, foram registrados 6,63% de votos nulos ou brancos. O número de eleitores que não compareceram às urnas foi 118.356, que representa pouco mais de 10% do eleitorado.

Gustavo Fruet compareceu à sede do TRE-PR após a confirmação do resultado para conversar com jornalistas e comemorar a vitória com correligionários.

A vice-prefeita eleita Miriam Gonçalves disse receber o resultado “com muita alegria e responsabilidade”. Ela também agradeceu aos apoiadores. Miriam pode ser a primeira mulher a ocupar o cargo de líder do Poder Executivo municipal na capital paranaense, quando Fruet estiver ausente.

Virada – A chegada de de Fruet ao segundo turno surpreendeu os eleitores da capital paranaense, já que o candidato aparecia em terceiro lugar, atrás do atual prefeito de Luciano Ducci (PSB), em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até o dia 7 de outubro, quando aconteceu a primeira votação. O resultado das urnas naquele dia colocou Ratinho Júnior à frente na disputa, com 34,09% dos votos, e Fruet com 27,22%.

No segundo turno, as pesquisas já apontavam a vitória de Fruet, com diferença de até 20% dos votos válidos.

Atualizado em 18:15.