Gleisi Hoffmann culpa Bolsonaro por seca histórica
A pior falta de chuvas nos últimos 91 anos no Brasil é resultado da política de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Afirmação foi feita pela deputada no twitter. “Falta de chuvas causada pelo desmatamento e pelas queimadas, que esse desgoverno, além de não fiscalizar, incentiva”, disse.
Defensora da ciência na tomada de ações no combate a pandemia, Gleisi ignora os especialistas da área. Um deles é o climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que em entrevista recente ao portal G1 , disse que uma das causas para a falta de chuvas foi um intenso La Niña neste ano. O fenômeno natural reduz as temperaturas da superfície do oceano Pacífico Tropical Central e Oriental e tem como efeito a redução das chuvas.
“A agência NOAA [sigla para National Oceanic and Atmospheric Administration, ligada ao Departamento de Comércio dos EUA] havia informado que o La Niña tinha terminado [em abril], mas projeções mostram que poderíamos estar apenas em um período de transição, que o fenômeno freou, mas que poderia voltar a ganhar intensidade”, explicou o cientista Marengo.
De acordo com um comitê de órgãos do governo federal, o Brasil vive a pior seca em 91 anos. Um alerta de emergência hídrica foi emitido por esse comitê.