Gestão da saúde é criticada no primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
Fila de espera para consultas e atendimentos nas UPA são algumas das principais críticas levantadas pelos candidatos
A gestão da saúde nos dois mandatos de Rafael Greca (PSD) foi alvo de críticas no primeiro debate à Prefeitura de Curitiba. Entre os principais pontos apontados como críticos pelos candidatos estão a fila de espera para consultas e atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceirização do funcionalismo no setor.
No primeiro bloco do debate realizado pela TV Band Curitiba, o ex-deputado federal Ney Leprevost (UNIÃO) perguntou ao ex-governador do Paraná Roberto Requião (Mobiliza) sobre o tema. Leprevost apontou que atualmente mais de 200 mil pessoas esperam por consultas na capital paranaense.
“Estou preocupadíssimo com o caos na saúde de Curitiba. É a pior sistema dos últimos 40 anos. Tudo terceirizado, muita gente ganhando dinheiro e a população sendo prejudicado”, respondeu Requião.
Na réplica, Ney apontou algumas propostas para o setor da saúde. Entre elas está a construção de novas UPA’s e de policlínicas em Curitiba.
“Quero resgatar a austoestima dos servidores da saúde. Não é possível que as pessoas fiquem uma hora esperando em uma UPA. Nenhum curitibinha vai ficar sem atendimento pediátrico. Vou fazer o PAI – Pronto Atendimento Infantil, para que as mães e pais fiquem seguros.
O tema voltou a ser discutido no segundo bloco. O ex-vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) perguntou quais as propostas que a deputada estadual licenciada Maria Victoria Barros (PP) pretende aplicar no setor.
“Normalmente os convênios de planos de saúde pagam abaixo de 100 reais as consultas para o cidadão. Como são 200 mil pessoas na lista de espera, a minha proposta é pagar na média. 100 reais a consulta e com 20 milhões de reais zerar a fila de espera de Curitiba. Algumas pessoas estão aí há oito anos aguardando uma consulta especializada. Isso não é possível”, complementou a deputada.
Pimentel aproveitou a réplica para defender as críticas feitas a atual gestão no setor da saúde. “Curitiba não tem uma saúde terceirizada. Nós temos uma fundação estatal que fortalece os nossos servidores da saúde. Proponho a construção de seis novas unidades de saúde, duas UPA’s, do Hospital Geral do Bairro Novo e de um Centro de Diagnóstico de Imagens”, respondeu o candidato.
No mesmo bloco, Pimentel foi confrontado pelo ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) sobre as propostas do candidato no setor de urgência e emergência da saúde e respondeu com dados de investimentos da atual gestão.
“Onde a sua gestão investia R$ 1 bilhão em saúde, nós estamos investindo quase R$ 3 bilhões de reais. Nós ainda vamos construir no Sítio Cercado novas unidades para chegar a 108 unidades de saúde mais o Hospital Municipal do Idoso. O serviço do SUS municipal tem quase 90% de satisfação do nosso atendimento. Saúde para nós é prioridade”, contestou Pimentel.
Ducci aproveitou a réplica para reforçar que irá construir um novo hospital e pronto-socorro em Curitiba, com estrutura de 400 leitos – sendo 150 de enfermaria,150 de UTI e outros 100 de pronto-socorro. O centro médico também contaria com centros de diagnósticos para prevenir doenças e realizar cirurgias.
O primeiro debate com candidatos à Prefeitura aconteceu na Band, com início às 22h30. Ainda antes do início, o debate foi marcado por uma polêmica. A pré-candidata Cristina Graeml foi desconvidada do programa pouco antes de chegar à emissora devido a dúvidas jurídicas sobre sua candidatura.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui
-
POST 1 DE 9VENDO AGORA
Gestão da saúde é criticada no primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h14
-
POST 3 DE 9
Pessoas em situação de rua preocupam candidatos à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h42
-
POST 4 DE 9
Radar de trânsito pauta primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h46
-
POST 5 DE 9
Salários de servidores são alvos de críticas em debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h09
-
POST 6 DE 9
Propostas para segurança pública movimentam primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h47
-
POST 7 DE 9
Melhora na educação é assunto no debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 01h08
-
POST 8 DE 9
Primeiro debate à Prefeitura de Curitiba registra embates entre candidatos
9 ago 2024 às 01h45
-
POST 9 DE 9
Pimentel é duas vezes mais acionado que maioria dos candidatos em 1º debate de Curitiba
9 ago 2024 às 02h13