Francisco Zanicotti vence eleição para Procurador-Geral de Justiça
Por apenas quatro votos de diferença, Francisco Zanicotti venceu a eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Paraná. Ele conquistou 418 votos, derrotando Gilberto Giacoia, que teve 414 votos e Fuad Chafic Abi Faraj, com 106. Participaram do pleito 769 membros da instituição (dos 771 integrantes). Houve 2 votos em branco e 4 nulos.
Os três agora vão compor uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Ratinho Júnior (PSD), que vai decidir quem será o novo Procurador-Geral de Justiça. O escolhido comandará o Ministério Público do Paraná até 2024.
Atribuições do PGJ
O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato pelo período de dois anos, permitida uma recondução. Além de conduzir administrativamente o Ministério Público Estadual, imprimindo-lhe a política institucional, é dele a competência originária para propor alguns tipos de ações, como as que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, dentre outras autoridades do Estado.
- Confira: Vereadores de Cascavel aprovam, em segunda votação, uso facultativo de máscaras em ambientes abertos
Também preside os órgãos da administração do MP, como o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, e tem assento, como representante do Ministério Público, nos órgãos superiores da Justiça Estadual, como o Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Integra ainda o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.
O procurador-geral de Justiça também tem a atribuição de encaminhar ao Poder Legislativo os projetos de lei de iniciativa do Ministério Público e submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e o orçamento anual da instituição.