Eleições 2024: três cidades do Paraná elegem prefeitos neste domingo (27)
Neste domingo, são esperados mais de 2 milhões de eleitores em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, sendo 1.423.722 milhões apenas na capital parananense
Neste domingo (27), acontece o segundo turno das eleições municipais de 2024. Com a votação presente em 51 municípios do Brasil, no Paraná a disputa ocorre em três cidades: Curitiba com Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD); Londrina com Maria Tereza (PP) e Tiago Amaral (PSD); e Ponta Grossa com Elizabeth Schmidt (UNIÃO) e Mabel Canto (PSDB).
Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), são esperados 2.082.915 milhões de eleitores no domingo, com 1.423.722 milhões de votantes somente em Curitiba. Já em Londrina, o número esperado é 399.730 mil, enquanto em Ponta Grossa é 259.463 mil. Segundo o TRE-PR, a abstenção de eleitores no Paraná cresceu no primeiro turno, com cerca de 570 mil eleitores que deixaram de votar.
Somente na capital paranaense, 27,74% dos cerca de 395 mil eleitores aptos não votaram, um crescimento de 30,18% em comparação a 2020. Em Londrina e Ponta Grossa, essa alta taxa de abstenção também foi registrada. Em Londrina o número foi de 27,27% e em Ponta Grossa 23,98%. O TRE-PR chegou a lançar uma campanha em prol do incentivo aos eleitores comparecerem às urnas.
Leia também:
- Tudo o que você precisa saber para a votação do 2º turno das eleições 2024
- Vice de Graeml assinou contrato de R$ 310 mil com a Provopar, que era chefiada pela esposa
- Paraná registra 15% menos denúncias de propaganda irregular no segundo turno
No entanto, eleitores que não votaram no primeiro turno podem votar no segundo turno. A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente, ou seja, a ausência no 1º turno não impede o eleitor de comparecer na segunda etapa da votação.
Acompanhe a votação deste domingo ao vivo:
O que levar para votar no segundo turno das eleições 2024?
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para votar, é necessário levar apenas um documento oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. São válidos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal. Pode-se também apresentar a versão digital da CNH.
O título de eleitor digital também pode ser usado através do aplicativo e-Título. Se sua foto já aparecer por lá, o app também serve de documento oficial de identificação.
Cidades do Paraná com local de justificativa de ausência no segundo turno
No segundo turno, dez cidades do Paraná terão mesas para justificativa de ausência nos Fóruns Eleitorais, das 8h às 17h. Além disso, também será possível usar o aplicativo e-Título para justificar, sem necessidade de documentos no dia da votação. Após o segundo turno das eleições, os eleitores têm até 5 de dezembro para justificar, apresentando documentação.
Confira abaixo as cidades com mesas para para justificativa de ausência:
- Araucária
- Campo Largo
- Cascavel
- Colombo
- Fazenda Rio Grande
- Foz do Iguaçu
- Guarapuava
- Maringá
- Paranaguá
- Pinhais
- São José dos Pinhais
- Toledo
Assim como no 1º turno das eleições, realizado no dia 6 de outubro, a votação terá horário unificado, acontecendo das 8h às 17h, no horário de Brasília. A apuração dos votos se inicia logo após o encerramento da votação.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.