Eduardo Suplicy está com câncer: tudo que se sabe sobre o linfoma não Hodgkin

O linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada

por Erick Mota
com informações da Agência Brasil
Publicado em 29 out 2024, às 17h11.

Em tratamento contra um linfoma não Hodgkin, o deputado estadual por São Paulo Eduardo Suplicy (PT), que tem 83 anos, anunciou na última segunda (28) que está fazendo tratamento imunoquimioterápico. O linfoma tem origem nas células do sistema linfático e ataca o sistema imunológico, responsável por ajudar o corpo a combater doenças. 

linfoma edurdo suplicy
Eduardo Suplicy é o atual deputado estadual mais votado de São Paulo (Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)

O ex-senador publicou nas redes sociais um agradecimento pelas orações e energias positivas que tem recebido. “Agradeço o apoio, as orações e as energias positivas para que eu possa me recuperar o mais breve possível. A minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania. Felicidades a todas e todos!”, escreveu o político.

Diagnóstico de Eduardo Suplicy aconteceu em julho deste ano e desde então o político vem sendo acompanhado pelo hematologista Dr. Celso Arrais e sua equipe. O deputado afirma que está restringindo atividades públicas devido a baixa imunidade que a doença causa, mas que segue mantendo suas atividades rotineiras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), fazendo aulas de ginástica, e que os exames “já apresentam bons resultados”.

Entre os apoios públicos recebidos, está o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também em postagem nas redes sociais. “Ao companheiro de lutas Eduardo Suplicy, desejo pronta recuperação neste momento do tratamento do linfoma. Sua atuação política é referência para todos que acreditam em um Brasil mais justo e solidário e inspira a todos nós. Um abraço carinhoso e muita força. Estamos com você”, afirmou.

O que é o linfoma não Hodgkin, câncer que atinge Eduardo Suplicy

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o linfoma não Hodgkin, que atinge Eduardo Suplicy, atinge diretamente o tecido linfático, que é encontrado em todo o corpo. Devido a isso, o linfoma pode começar em qualquer lugar do corpo, em todas as faixas etárias, porém é mais comum à medida que as pessoas envelhecem. “Por razões ainda desconhecidas, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos. Entre os linfomas, é o tipo mais incidente na infância. Os homens são mais predispostos do que as mulheres”, esclarece o órgão.

O Inca informa ainda que “o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada”.

Existem mais de 20 tipos desta doença, que é mais comum em homens do que em mulheres, segundo o órgão.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!