“É responsabilidade do prefeito decidir se vai multar”, diz Maria Victoria sobre radares 

Candidata propõe advertências antes das multas e uso de clínicas particulares para zerar fila de consultas

Publicado em 29 set 2024, às 01h11. Atualizado às 01h18.
POST 15 DE 21

A candidata Maria Victoria (PP) defendeu os radares educativos e disse durante o debate da RICtv deste sábado (28), que é responsabilidade do prefeito decidir se vai multar ou advertir os infratores do trânsito.

Maria Victoria candidata do PP
Maria Victoria candidata do PP (Foto: Reprodução RICtv)

Leia mais:

A deputada estadual propõe que sejam dadas duas advertências antes da multa nos radares eletrônicos e criticou o valor arrecadado em multas na cidade.

“Nós sabemos que a indústria da multa está arrecadando mais de R$ 200 milhões por ano te multando. E eu inclusive entrei na justiça e ganhei de 4 a 1 o direito de continuar falando sobre essa proposta e também a afirmação da sua viabilidade jurídica. No Código de Trânsito Brasileiro, art. 267, art. 24, é prerrogativa, sim, do prefeito decidir se vai multar ou se vai advertir. As pessoas estão cansadas de tanta multa, ponto na carteira e ter que fazer reciclagem”, disse a candidata

Saúde

Maria Victoria falou também sobre contratar consultas particulares para zerar a fila de espera para as consultas especializadas. 

“Nós vamos sim construir novas unidades de saúde, contratar mais médicos, mas nós precisamos ter uma solução imediata e nós vamos fazer a exemplo de São Paulo que já funciona, nós não estamos tentando nada, mas temos sim como fazer com que Curitiba seja ainda melhor. Nós vamos utilizar as clínicas, hospitais e médicos particulares que estão dispostos, pelo valor de R$ 100, a receber toda essa demanda de consultas especializadas, exames e procedimentos”, explicou. 

Maria Victoria candidata do PP
Maria Victoria candidata do PP (Foto: Igor Corrêa | @igorcorreafotografo)

Segurança pública

A candidata também propõe transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal, caso seja eleita como prefeita de Curitiba. Ela prometeu realizar novos concursos para aumentar o efetivo. 

“Minha proposta é mais polícia na rua. Tem uma previsão legal em Curitiba de termos 2.999 guardas municipais na ativa, e nós só temos em torno de 1.400 de acordo com o portal da transparência. Existe um mínimo legal para garantir a segurança da população, e o meu compromisso é já no início do mandato como prefeita é fazer concurso público e completar. Precisamos ter no mínimo 2.999 guardas na ativa em Curitiba”. 

Educação

Para a educação, a candidata propõe criar o vale-creche que compra vagas em instituições particulares para as crianças que estão na fila por vagas no ensino municipal. 

“Hoje a prefeitura paga 200 dias por ano. Dos 365, paga-se 200 dias. O que é um atrativo ruim, é um baixo atrativo para que as creches atendam à demanda municipal. Então, através de uma reavaliação deste contrato para aumentar um pouco o valor e ser assim atrativo, nós temos estruturas físicas capazes de forma imediata, absorver essas 10 mil crianças, porque isso também significa que tem milhares de mães que não podem trabalhar, porque muitas vezes não tem uma rede de apoio familiar para cuidar dos seus filhos, e a prefeitura está aqui para facilitar a sua vida, para dar a mão amiga e as condições para que as mulheres possam trabalhar”.

Manuella Niclewicz com os seis candidatos participantes do debate no estúdio
Manuella Niclewicz com os seis candidatos participantes do debate no estúdio (Foto: Igor Corrêa | @igorcorreafotografo)

RICtv realiza debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba

O debate realizado pela RICtv RECORD, com início às 21h deste sábado (28), tem a participação de seis candidatos à Prefeitura de Curitiba, que debatem e apresentam propostas para a capital paranaense. Os candidatos convidados são dos partidos com mais representatividade no Congresso Nacional, com base no art. 46 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 44 da Resolução TSE n. 23.610/2019.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui