Deputados derrubam veto do governador e permitem que PR receba lixo de outros estados
Os deputados estaduais derrubaram um veto do governador Ratinho Júnior (PSD), que trata da alteração as regras dos aterros sanitários. A derrubada acaba permitindo que o Paraná receba lixo de outros estados. Os parlamentares decidiram pela derrubada na segunda-feira (25), em sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A sessão contou com 51 deputados: 13 votaram a favor da manutenção do veto, 29 optaram por derrubá-lo. 12 parlamentares não se pronunciaram. Marcel Micheletto (PL), líder do governo, optou pela opção de derrubar o veto parcial.
Quando o governador vetou este trecho, ele justificou que se tratava de “resíduo classificados como perigosos e de difícil tratamento”. Mas, diante do novo posicionamento dos deputados, o Paraná poderá receber agora lixo industrial, tóxico e radioativo.
Depois do veto, o governador Ratinho Júnior emitiu uma nota oficial, dizendo que “respeita a independência dos poderes e entende que pontuais divergências da base de apoio são naturais ao processo democrático.”
- Leia mais: André Vargas se prepara para voltar
A decisão dos parlamentares vai contra o parecer de todos os órgãos que se posicionaram sobre o assunto, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Paraná e Associação dos Engenheiros Ambientais.