Deltan Dallagnol critica STF em primeira sessão da Câmara após cassação
“Existe uma perseguição muito clara à direita”, afirmou Deltan Dallagnol em meio à críticas ao STF e Alexandre de Moraes
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira durante a primeira participação do ex-procurador da Operação Lava Jato na Câmara dos Deputados, desde que teve o mandato cassado em 2023. O político participou remotamente da audiência pública desta terça-feira (21) que debateu os dez anos da Lava-Jato.
Apenas 15 deputados participaram da sessão realizada na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara. Além disso, diversos deputados que estavam presentes saíram do evento antes que chegasse ao final. Um deles foi o ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que foi embora antes da fala de Dallagnol.
Confira os principais tópicos e críticas feitos por Deltan Dallagnol ao STF
Durante a fala, Dallagnol criticou o STF e, em específico, os abusos que acredita que a instituição comete através do ministro Alexandre de Moraes. “Vemos tudo isso coroado pela hipocrisia daqueles que criticavam supostos abusos da Lava-Jato em cima de interpretações e que hoje silenciam dos abusos mais que escancarados praticados pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou.
Além disso, Deltan também comparou os processos da antiga Operação Lava-Jato com a atual situação do STF. “A Lava-Jato, ao contrário do que acontece no Supremo Tribunal Federal, os processos eram todos recheados de provas”, relatou.
O ex-deputado também revelou que acredita que seu grupo político é perseguido no Brasil. “Existe uma perseguição muito clara à direita”, contou. “Existe uma interferência na política pela instrumentalização do sistema de justiça”.
Além disso, ele afirmou que o STF possui “corruptos de estimação” na esquerda. “Há uma predileção por corruptos da esquerda”, afirmou. Dallagnol aproveitou o momento para mandar indiretas ao presidente Lula (PT), relembrando da condenação. “[Lula] jamais foi absolvido no mérito, mas sim, foi condenado e re-condenado e, se a gente for discutir, ninguém consegue sustentar sua inocência”, argumentou.
Por fim, Deltan Dallagnol criticou o STF novamente e elogiou a Operação Lava-Jato. “A Lava-jato foi um marco no combate à corrupção no Brasil”, celebrou. “As pessoas estão tentando achar algum cisco nos olhos da Lava-Jato e fechando os olhos para as traves que existem nos seus próprios olhos e que existem nas decisões e processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal”.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.