Debate da RIC com candidatos a prefeito de Curitiba ocorre neste sábado; saiba mais
Seis postulantes à Prefeitura da capital paranaense foram convidados ao evento com base na legislação eleitoral
A RICtv e a Jovem Pan News realizam neste sábado (28), às 21h, debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Ao todo, seis postulantes à Prefeitura irão debater e expor propostas para a capital paranaense.
Estarão presentes no Debate da RIC os candidatos a prefeito de Curitiba Andrea Caldas (PSOL), Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (SD), Maria Victoria (PP) e Ney Leprevost (UNIÃO).
O convite aos candidatos seguiu os critérios estabelecidos pela Justiça Eleitoral. No dia 13 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou tabela em que constam esses regramentos, baseados na representatividade dos partidos no Congresso Nacional.
A jornalista Manuella Niclewicz será a responsável por mediar o debate, que contará com rodada de perguntas feitas pelos jornalistas Marc Sousa, Beatriz Frehner, Eduardo Scola, Ana Vaz, Camila Andrade, Rafaela Moron e Erick Mota.
Antes do início do debate, às 20h40, será realizado um pré-debate com os jornalistas Marc Sousa, Camila Andrade e Eduardo Scola. Os três farão a apresentação do evento ao público, antes do início dos três blocos do encontro.
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
Confira abaixo como serão as regras em cada bloco do Debate da RIC aos candidatos a prefeito de Curitiba:
1º Bloco
No primeiro bloco, cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas feitas pelos jornalistas. A ordem de respostas segue sorteio realizado previamente.
Cada jornalista terá 45 segundos para fazer a pergunta ao candidato e escolherá um segundo candidato para comentar a resposta.
Cada candidato vai responder e comentar uma única vez durante o bloco. O tempo para o comentário é de um minuto, com direito a réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.
2º Bloco
No bloco de embates diretos, os temas são de livre escolha dos candidatos. Quem pergunta, escolhe quem irá responder.
Todos os candidatos irão perguntar e responder uma única vez, com a ordem de início tendo sido definida por sorteio.
O tempo de cada pergunta será de 45 segundos, dois minutos para a resposta, com réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.
3º Bloco
No último bloco, cada candidato terá dois minutos para responder às perguntas feitas pelos jornalistas. A ordem de respostas segue sorteio realizado previamente.
Cada jornalista terá 45 segundos para fazer a pergunta ao candidato e escolherá um segundo candidato para comentar a resposta.
Cada candidato vai responder e comentar uma única vez durante o bloco. O tempo para o comentário é de um minuto, com direito a réplica de 45 segundos e tréplica de 30 segundos.
Por fim, os candidatos terão um minuto e 30 segundos para realizarem as considerações finais, com ordem previamente definida por sorteio.
Conheça abaixo os candidatos a prefeito de Curitiba que irão participar do Debate da RIC:
Andrea Caldas (PSOL)
A candidata é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido diretora do Setor de Educação da UFPR entre 2010 e 2018.
Andrea também foi conselheira municipal de Educação entre os anos de 2010 e 2013.
Essa é a primeira disputa eleitoral de Andrea, que terá a servidora municipal Leticia Cabral de Faria como vice na chapa.
Eduardo Pimentel (PSD)
O candidato foi vice-prefeito nas duas últimas gestões de Rafael Greca (PSD) na Prefeitura de Curitiba e ocupou a chefia da Secretaria Municipal de Obras Públicas nesse período.
Em 2023, convidado pelo governador Ratinho Jr. (PSDB), Pimentel ocupou a Secretaria de Estado das Cidades.
Neto do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, Eduardo tentou se candidatar anteriormente ao cargo de deputado estadual em 2010, mas não foi eleito.
Luciano Ducci (PSB)
O candidato foi prefeito de Curitiba entre 2006 e 2008 – após Beto Richa (PSDB) deixar a Prefeitura e ser eleito governador do Paraná, e desde 2014 ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Antes da carreira política, Ducci foi servidor da Prefeitura de Curitiba na área da Saúde como médico pediatra.
Ducci tenta pela segunda vez ser eleito prefeito de Curitiba. Em 2008, foi derrotado ainda no primeiro turno.
Luizão Goulart (SD)
O candidato foi prefeito de Pinhais por dois mandatos consecutivos entre 2009 e 2017 e deputado federal entre 2019 e 2023.
Luizão trabalhou em lavouras na região de Jandaia do Sul até os 15 anos de idade, quando começou a atuar como mecânico e caminhoneiro. Em 1978 se mudou para Curitiba e se tornou professor da rede estadual de ensino.
Essa é a primeira tentativa de Luizão em ser prefeito de Curitiba, sendo que na última eleição disputada pelo candidato, ele não conseguiu se reeleger deputado federal.
Maria Victoria (PP)
A candidata é deputada estadual há três legislaturas e tenta pela segunda vez ser eleita prefeita de Curitiba.
Filha do deputado federal Ricardo Barros e da ex-governadora Cida Borghetti, Maria Victoria está desde os 22 anos na política, quando foi eleita para o primeiro mandato como deputada.
Em 2016, na tentativa anterior de ser prefeita de Curitiba, Maria Victoria não chegou ao segundo turno.
Ney Leprevost (UNIÃO)
O candidato também entrou na política aos 22, quando se tornou na época, o vereador mais jovem a ser eleito em Curitiba.
Na adolescência, Leprevost trabalhou como radialista na equipe de esportes de Carneiro Neto na Rádio Globo e na Rádio Difusora.
Leprevost foi vereador por três mandatos consecutivos, além de deputado estadual por quatro legislaturas e deputado federal por um mandato. Em 2016, o candidato disputou o segundo turno para prefeito em Curitiba, mas foi derrotado por Greca.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.