Cristina Graeml e Eduardo Pimentel debatem sobre radares e VLT

Limites de velocidade nas ruas e tarifa do transporte público provocaram discussões acaloradas entre os candidatos

Publicado em 19 out 2024, às 23h16. Atualizado às 23h48.
POST 11 DE 20

Ao tratarem de temas específicos no debate da RICtv, os candidatos Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) discutiram fortemente sobre o transporte público e as soluções para o trânsito de Curitiba.

Candidatos debateram longamente as soluções para o trânsito e transporte público (Foto: Igor Corrêa/@igorcorreafotografo)

A candidata questionou a demora para a conclusão das obras da Linha Verde e também a ausência dos viadutos e trincheiras que teriam sido prometidos como solução para reduzir os engarrafamentos dessa importante ligação viária da cidade.

“O fato é que os viadutos e trincheiras da Linha Verde que estavam prometidos, e que tinha dinheiro do Governo do Estado, aliás, três governadores passaram dinheiro, Beto Richa, Cida Borghetti e Ratinho, não foram executados. Nós, na gestão Cristina Graeml, vamos atrás desse dinheiro e da execução dessas obras porque é o que atrasa a vida de muitos curitibanos que passam todos os dias por ali, milhares. Na verdade, eu digo que é tempo de vida roubado da gente naquele trânsito insuportável. Uma antiga BR de quatro pistas virou uma grande via rápida de dez pistas, em alguns pontos doze pistas, cheia de sinaleiros. É incompetência de gestão e a gente vai tratar com muito cuidado a questão das obras em Curitiba”, afirmou a candidata.

Em resposta, Pimentel destacou que as obras da Linha Verde foram concluídas na atual gestão, da qual ele é vice-prefeito, e que novas intervenções já estão programadas.

“Nós temos que conhecer a cidade e a Linha Verde, nós terminamos sim. Eu terminei como secretário de obras o lote 3.1 e o lote 3.2, que era entre o viaduto da Victor Ferreira do Amaral e o Hospital Vita e a trincheira entre o Bacacheri e o Bairro Alto. E o lote que nós terminamos agora foi o lote 4.1, que é do Trevo do Atuba, uma trincheira e três viadutos. Nós fizemos o que as outras gestões não fizeram, terminamos a Linha Verde. E as transposições eu vou fazer. O edital da trincheira entre o Xaxim e o Capão Raso será lançado em dezembro ainda nesse ano”, comentou.

Soluções para o transporte público e preço da passagem

Ainda em relação à mobilidade urbana, os candidatos debateram suas propostas para a implantação de novos modais e também sobre a tarifa do transporte público.

“Na parte de mobilidade urbana, também vamos implantar o VLT, um novo modal, para que o curitibano não fique preso nesses ônibus sujos que atrasam, que são superlotados, onde as mulheres são assediadas. VLT, transporte com qualidade, rápido, seguro e mais barato. Porque a gente não vai espalhar fake news por aí, que o candidato adversário fez a semana inteira dizendo que eu vou aumentar preço de transporte, de ônibus. Nunca falei isso, no meu plano de governo a gente jamais aumentaria, além dos abusivos R$ 6 cobrados hoje pela gestão Greca-Pimentel”, afirmou Cristina Graeml.

Que foi rebatida por Pimentel, que disse que foi ela mesma que falou que cobraria tarifas mais caras para quem mora mais longe do centro da cidade.

“Eu queria esclarecer que quem falou que vai aumentar o preço da passagem de quem mora mais longe, vai cobrar mais de quem mora mais longe do que de quem mora mais perto, foi a candidata Cristina e o seu plano de governo. Agora ela está tentando remover, devolver isso, mas não, ela quer cobrar diferente de quem mora mais longe. Isso nunca vai acontecer no meu governo. Inclusive, eu vou baixar a passagem a partir da nova concessão em setembro de 2025”, respondeu o candidato.

Cristina Graeml então voltou a afirmar que nunca declarou que iria aumentar a tarifa para os usuários do transporte público que percorrem distâncias maiores. E que disse sim, que reduziria a tarifa para quem percorre distâncias mais curtas.

“Eu nunca falei que eu vou cobrar mais de quem viaja para um ponto mais longe. Pelo contrário, eu falei no meu plano de governo e em todas as entrevistas que eu dei que eu vou cobrar menos de quem viaja em percursos curto. Por exemplo, de quem sai de Rio Bonito lá no Campo de Santana para ir no posto de saúde do Tatuquara, que hoje paga os abusivos R$ 6 cobrados pela gestão Greca-Pimentel”, afirmou.

Pimentel voltou a abordar o tema falando que irá reduzir o preço da passagem aos domingos e feriados, retomando uma política que foi encerrada na cidade.

“Nós só estamos falando o que está no seu plano de governo e o que a senhora já disse em duas ou três entrevistas, que vai cobrar mais de quem mora mais longe, vai destituir a tarifa social que foi implementada pelo prefeito Jaime Lerner há mais de 30 anos atrás. Eu estou dizendo que eu vou baixar o preço da passagem com responsabilidade a partir do novo contrato, o que eu vou fazer a partir de janeiro, diminuir a tarifa a R$ 3 nos domingos e feriados, para que as pessoas possam ter lazer, visitar os familiares, ir na missa, ir no culto”, complementou.

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Cristina Graeml voltou a falar sobre o projeto de implantação do VLT, defendendo a sustentabilidade desse modal de transporte.

“Nós vamos implantar um novo modal, o que reduz a emissão de gases poluentes, porque o VLT é um veículo leve sobre trilhos e não emite, não tem queima de combustível. Nós vamos estudar qual é a maior demanda e o melhor custo-benefício. Nós queremos implantar pelo menos uma linha de VLT para fazer o que eu fui ver lá em Santos e que funciona muito bem, com que o antigo usuário de transporte particular, quem usava carro, deixe o carro em casa ou em estacionamentos públicos e não nesse absurdo do EstaR que virou Curitiba, e possa pegar o transporte coletivo. Isso polui menos, é menos carro na rua, é menos poluição e é sustentabilidade”, destacou,

Eduardo Pimentel então afirmou que já existe um projeto de VLT em estudo.

“Nós já estamos tratando do VLT desde o ano passado, onde como secretário do Estado das Cidades, contratei com Curitiba e São José dos Pinhais um estudo de viabilidade técnica econômica para a implantação do VLT. O VLT que nós estamos estudando, o seu estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, nós queremos fazer no eixo Marechal. Do Centro Cívico, passando pelo Centro, pelo TRE, pela Marechal, pelo terminal do Carmo, do Hauer e do Boqueirão. Terminal Central de São José dos Pinhais e também o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Por que por esse trecho? Porque já tem o carregamento de passageiros. Eu acredito nesse projeto. Em julho do ano que vem o BNDES vai nos mostrar se ele é viável ou não. Se sim, nós vamos implementá-lo”.

Radares e limites de velocidade

Outro ponto debatido entre os dois candidatos foi a fiscalização eletrônica do trânsito e os limites de velocidade aplicados nas vias urbanas. A candidata Cristina Graeml afirmou que irá reorganizar os limites de velocidade já no primeiro dia de sua eventual gestão. Além disso, ela afirmou que irá acabar com o que chama de “indústria arrecadatória da multa”.

“Por isso que a gente diz que no primeiro dia de governo eu tiro essas placas de 30 km/h e 50 km/h e vamos reorganizar os limites de velocidade da cidade. Agora eu pergunto, porque na gestão Greca-Pimentel se implantaram essas placas e não houve uma campanha educativa para que o curitibano entendesse. Aliás, qual a lógica de colocar na mesma rua limites diferentes de velocidade? Pegadinha? Indústria arrecadatória da multa?”, afirmou a candidata.

Em sua resposta, Eduardo Pimentel afirmou que os limites seguem a provisão do Código de Trânsito Brasileiro, mas que pode eventualmente rever essa questão.

“O Código de Trânsito determina quais ruas tem que ter o número X de velocidade. Mas eu me comprometo, se houver alguma distorção, farei a partir de janeiro, sem dúvida nenhuma, numa comissão importante, com trabalho técnico. O redutor de velocidade, eu tenho falado muito sobre isso, ele não pode ser punitivo, ele tem que ser orientativo como é. Está sinalizado e eu vou sinalizar mais, porque nos últimos 8 anos nós diminuímos em 40% o número de acidentes de trânsito com mortos na cidade de Curitiba. Eu estou procurando morte zero no trânsito. Quem já teve algum parente, algum amigo que faleceu, que teve uma ocidente grave no trânsito sabe do que eu estou falando. Eu vou continuar trabalhando para dar segurança ao pedestre, sem obviamente trazer nenhuma pegadinha ao motorista”, declarou.

A candidata insistiu no tema afirmando que seu plano de governo prevê a adoção dos limites de velocidade anteriormente adotados na cidade.

“A gente vai voltar com os limites de velocidades porque o curitibano se acostumou a dirigir a 40 km/h nas ruas de bairro e a 60 km/h nas vias rápidas. Com exceção da Linha Verde e da Comendador Franco, nossa antiga Avenida das Torres, onde o limite é um pouco maior, 70 km/h. O trânsito não melhorou, a gente não tem visto isso, e o que é mais grave, aumentaram em muito o número de radares, a arrecadação também aumentou muito. A gente viu que houve uma arrecadação quatro vezes maior com radares, cadê as campanhas educativas do trânsito que o CTB, o Código de Trânsito Brasileiro, obriga o gestor a fazer?”, replicou Graeml.

O candidato rebateu esses argumentos afirmando que a gestão atual realizou diversas campanhas educativas e intervenções viárias.

“O trânsito não é brincadeira, é responsável. As campanhas estão aí. O Maio Amarelo, feito por todos os anos por nós, de conscientização. E as obras de correção geométrica, de rotatórias, de semáforos pela cidade toda, que são frutos desse recurso [das multas aplicadas]”.

Debate da RICtv 

Os candidatos que concorrem à Prefeitura de Curitiba no 2º turno das Eleições Municipais 2024, participaram, neste sábado (19), do debate da RICtv RECORD. O evento foi transmitido ao vivo pela RICtv através do canal 7.1, na Rádio Jovem Pan News FM Curitiba, no dial 107,1 além dos canais do YouTube da RICtv Curitiba e no portal RIC.com.br. Clique aqui para ver debate da RICtv.

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