Debate

Confira os temas questionados por jornalistas da RICTV e o que os respectivos candidatos comentaram sobre os assuntos

A terceira rodada do debate da RICTV teve início às 19h09. E, o jornalista que deu início às perguntas foi Marc Sousa, que escolheu Ratinho Júnior para responder e Dr.Rosinha para comentar.

Marc Sousa pergunta sobre corrupção

O jornalista questionou o candidato do PSD sobre uma medida prática e efetiva de combater a corrupção segundo o método compliance. Em resposta, Ratinho afirma que já implementou essa metodologia, que é, inclusive, muito usada por multinacionais em todo o mundo.

Além disso, o candidato aproveita para enfatizar que o método compliance foi instalado por ele dentro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), que não teve nenhum tipo de investigação do Ministério Público “Vamos implantar o compliance em todos os órgãos do governo para o desvio de conduta de qualquer indivíduo. O método facilita a maneira de investigação e ajuda na prevenção da corrupção”, afirma ele.

Em comentário, Dr.Rosinha ressalta que o combate a corrupção vai acontecer no plano de qualquer candidato.“É óbvio que todos os governos vão dizer que vão acabar com a corrupção, assim como Lula fez.” E em réplica, Ratinho conclui e diz que irá ampliar metodologias de trabalho e administrativas. “Vou Fazer as licitações ao vivo, pela internet, possibilitando a transparência”.

Guilherme Rivaroli questiona à saúde

A segunda pergunta ficou por conta do apresentador do Balanço Geral, Guilherme Rivaroli, que questiona sobre as filas nos hospitais ao candidato Professor Piva.

Segundo ele, a prioridade no governo, caso seja eleito, é fazer aquilo que não funciona, começar a funcionar.

Quem comentou a resposta do candidato foi Cida Borghetti: “A mudança já começou há seis meses com com o meu governo fazendo com que pacientes viajem menos. Vamos criar o “Corujão”.”, conclui.

Em réplica, o Professor Piva confronta a candidata e diz para que ela não o  leve a mal. “Na política, governadora, a senhora já está no poder há muito tempo. Eu não vou falar há quanto para não ser deselegante e dizer a idade da senhora. Se não fez antes, porque vou acreditar que fará agora?” encerra.

Paulo Gomes pergunta sobre sistema penitenciário

O apresentador do Cidade Alerta Paraná, Paulo Gomes, pergunta ao candidato João Arruda, do MDB, se ele é favorável a privatização do sistema penitenciário e o que ele pretende fazer para melhorar as condições do sistema carcerário.

Em resposta provocativa, o candidato João Arruda responde que o atual governo não construiu nenhuma penitenciária, e que em seu mandato como Deputado Federal foram construídas 14. “Fizemos a recuperação dos presos, que eles trabalhassem. Precisamos de novas penitenciárias, principalmente na Grande Curitiba, para que possamos receber presos provisórios e diminuirmos às fugas e violência”.

Quem comenta a resposta de João Arruda é o candidato Ratinho Júnior, que fala que o sistema penitenciário é da época de Dom Pedro. “Vamos fazer preso trabalhar de verdade. Segundo, vou fazer parceria público-privada”.

Arruda, em tom de provocação, confronta e diz que não vê ninguém falar na valorização do que já temos no Brasil e Paraná. “Vamos agir com rigor. A segurança pública é uma prioridade do meu governo. Vou colocar mais policiais nas ruas, fornecer armamento adequado, combater com mais rigor a criminalidade e a violência, além de claro, a corrupção”.

Alessandra Consoli questiona os pedágios

A jornalista Alessandra Consoli, que apresenta o RIC Notícias, pergunta ao Dr.Rosinha sobre as concessionárias de pedágio que foram investigadas. Sobre o questionamento, o candidato responde que pretende fazer um pedágio semelhante ao que a ex-presidente Dilma Rousseff implementou na BR-376, , entre o Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de reduzir as tarifas.

Quem comenta a resposta do Dr.Rosinha é o candidato João Arruda, que enfatiza que pretende implementar um novo modelo aos pedágios. 

Sérgio Mendes levanta o tema sobre a vacinação contra a febre aftosa

O apresentador do RIC Rural, Sérgio Mendes, questiona a candidata Cida Borghetti sobre a vacinação contra a febre aftosa no Paraná. A candidata afirma que levou o tema ao ministro da agricultura. “Queremos um estado livre da aftosa”, afirma.

Em comentário, o candidato Professor Piva afirma “Cida está do lado dos fazendeiros. Nós queremos que todos consigam produzir e vender”, comenta Piva, que defende os pequenos agricultores.