Conselho de Assistência Social da Assembleia Legislativa mantém viva a tradição do trabalho social no Paraná

Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso
Publicado em 30 ago 2023, às 18h21. Atualizado às 21h20.
POST 1 DE 2

Fundado em 29 de maio de 2023, o Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa mobiliza servidores, familiares dos deputados e os próprios parlamentares para promoverem ações que fomentam a solidariedade entre o povo paranaense.

Programas como o Tampinha Paraná ou a iniciativa do Natal Solidário da Assembleia Legislativa são geridos por Rose Traiano, presidente do Conselho e que comanda as iniciativas sociais da Casa: “O Conselho não tem dinheiro, mas tem uma grande mobilização”.

A mobilização de Rose quer transformar, por exemplo, o Tampinha Paraná –  que destina as tampinhas plásticas que iriam para o lixo para entidades que assistem idosos em vulnerabilidade social e econômica – em lei. Desta forma, a campanha que alia sustentabilidade com caridade ajudando asilos em todo estado seguirá permanente. A iniciativa, inclusive, já foi adotada por diversos municípios e, segundo Rose, a arrecadação de tampinhas passa das milhares.

Rose começou com essa iniciativa graças a uma outra ideia, a do Natal Solidário: “Minhas filhas queriam continuar com o ritual de dar presentes, mesmo após eu perder meus pais, avós delas”. Foi assim, que elas conheceram e passaram a frequentar um dos asilos da capital paranaense e conhecendo os senhores e senhoras do local viram necessidades e pensaram numa forma de ajudar e também levar carinho e atenção para eles.