Conheça os prováveis candidatos à prefeitura de Curitiba

Publicado em 31 jan 2020, às 00h00. Atualizado em: 30 jul 2020 às 10h03.

As eleições municipais acontecem em outubro de 2020. No entanto, os partidos já se movimentam em busca de nomes para a disputa da Prefeitura de Curitiba, e de nomes para formar as maiores bancadas no legislativo local. Curitiba é o maior colégio eleitoral do Paraná, e a prefeitura da capital garante visibilidade para grupos políticos construam bases para projetos futuros, como a disputa ao Palácio Iguaçu em 2022.

Confira: Calendário das Eleições 2020

Mas quem são os pré-candidatos? De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos será entre 20 de julho a 5 de agosto. Já as candidaturas devem ser protocolados na Justiça Eleitoral até às 23h59, do dia 14 de agosto. No entanto, em Curitiba, não falta pré-candidato.

Pré-candidatos

Em dezembro de 2019, o Paraná Pesquisas fez um levantamento sobre a disputa para prefeitura de Curitiba.

CONFIRA: Veja o resultado da última pesquisa para Prefeitura de Curitiba

No resultado foram citados o atual prefeito, Rafael Greca (DEM); o deputado federal licenciado e atual secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (PSD); o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT); o deputado estadual Delegado Francischini (PSL); o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB); a deputada federal Christiane Yared (PL); o atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba, o ex-deputado federal Angelo Vanhoni; o deputado federal e ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart (Republicanos); o ex-deputado federal João Arruda (MDB); a deputada estadual Maria Vitória (PP); e o representante do Partido Novo, o médico João Guilherme.

A lista não para por aí. Mesmo não citados, outros nomes já manifestaram interesse em disputar o pleito para ocupar o Palácio 29 de Março. O deputado federal Paulo Martins (PSC); o deputado estadual Goura (PDT); são outros nomes que já manifestaram interesse. O próprio atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSDB), já foi citado como pré-candidato, embora não tenha se manifestado publicamente.

O cenário no momento ainda é de indefinição. Rafael Greca e Francischini não escondem de ninguém que serão candidatos. O deputado estadual, inclusive, tem gravado e postado vídeos nas redes sociais onde aparece em diferentes bairros de Curitiba, conversando com pessoas. Ele também passou a criticar com mais frequência o atual prefeito.

Segundo colocado na eleição de 2016, Ney Leprevost, também intensificou a ‘auto-promoção’ nas redes sociais, mas sem citar Curitiba.

O Partido dos Trabalhadores também outros ‘eternos’ pré-candidatos, como Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri, e a ex-vice-prefeita Mirian Gonçalves. O processo no PT ainda não está definido, mas o partido garante que terá candidato próprio.