Confira as regras dos debates da RICtv em Curitiba e Londrina

Os candidatos no segundo turno a prefeito nessas cidades terão quatro blocos para mostrar propostas aos eleitores

Publicado em 17 out 2024, às 21h42. Atualizado em: 18 out 2024 às 09h18.

A RICtv realiza no dia 19 de outubro (sábado) debate entre os candidatos às Prefeituras de Curitiba e Londrina.

Confira as regras dos debates da RICtv em Curitiba e Londrina
Debates serão realizados oito dias antes do segundo turno. (Foto: Ilustração / RICtv)

Os candidatos no segundo turno a prefeito dessas cidades irão debater e expor propostas para os próximos quatro anos.

Em Curitiba, Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) estarão presentes. Já em Londrina, Professora Maria Tereza (PP) e Tiago Amaral (PSD) debaterão.

A mediação do debate em Curitiba será feita pelo jornalista Marc Souza, enquanto em Londrina essa responsabilidade será de Gustavo Parra.

Leia também:

Confira abaixo como serão as regras dos Debates da RICtv

O debate será dividido em quatro blocos. O confronto vai usar o princípio do Banco de Tempo, onde os candidatos deverão administrar o próprio relógio no debate.

Os microfones ficarão abertos durante todo o tempo, caso haja interrupções na fala do outro. A ordem dos candidatos foi definida em sorteio.

Ao todo, o primeiro bloco terá 20 minutos de confronto entre os candidatos com tema de livre escolha. Cada concorrente poderá administrar o tempo de 10 minutos como preferir, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

O tempo poderá ser utilizado da maneira como cada candidato preferir, mas não poderá ser ‘guardado’ de um bloco para outro bloco.

Cada um dos candidatos receberá o tempo de 10 minutos por tema/rodada. Por exemplo, se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 9 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.

O segundo bloco terá duas rodadas de 10 minutos para que os candidatos possam debater utilizando um dos temas pré-definidos pelo núcleo eleitoral do Grupo RIC. Em cada rodada os concorrentes terão 5 minutos para administrarem, entre pergunta, resposta, réplica e tréplica.

O terceiro bloco segue a mesma dinâmica do primeiro, com os candidatos utilizando 10 minutos cada um para administrar da maneira como quiserem entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

No quarto e último bloco, os candidatos vão repetir a fórmula do segundo bloco. Cada um terá duas rodadas de 10 minutos para que os candidatos possam debater utilizando um dos temas pré-definidos pelo núcleo eleitoral do Grupo RIC. 

Ainda no quarto bloco, o debate chegará ao fim e cada candidato poderá usar 1 minuto para as suas considerações finais.

O candidato que considerar ter sofrido ofensa por afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica durante o debate, poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Apenas o próprio candidato é quem pode fazer esta solicitação no momento da ofensa.

O mediador vai avisar, ao vivo, à equipe de produção, bem como à audiência sobre a solicitação. Uma comissão formada pela direção de Jornalismo e por membros do Departamento Jurídico do Grupo RIC definirá se cabe ou não direito de resposta.

Caso o direito seja concedido, a resposta será de 45 segundos e será feita no início do bloco seguinte, exceto no caso do último bloco, quando deve acontecer dentro do mesmo bloco.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.