Comerciantes querem debater com promotores soluções para Coronavírus

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 10 abr 2020, às 00h00. Atualizado em: 5 jun 2020 às 16h10.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) convidou o Ministério Público (MP) para debater um planejamento conjunto de combate ao Coronavírus. A proposta veio depois que o MP recomendou que a entidade suspendesse a sugestão de que os comerciantes reabrissem as portas na próxima segunda-feira (13/04). A ACP acatou o pedido.

 

Em uma “Recomendação Administrativa”, o promotor Marcelo Paulo Baggio, usa apenas o estudo do Imperial College London, que aponta como único caminho as quarentenas totais. O MP desconsiderou outras possibilidades debatidas pela ciência, como a defendida pelo médico toxicologista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Anthony Wong, que defende um sistema de quarentena menos restritivo, em que só os grupos de risco são isolados. “Queremos o melhor para todos, sem dissociar nada e com uma visão ampla.”, diz o presidente da ACP, Camilo Turmina.

 

O presidente da ACP sugeriu ainda ao MP a leitura do Boletim Epidemiológico 07, emitido na última segunda-feira pelo Ministério da Saúde. O documento destaca que a partir da semana que vem, as cidades e Estados que implementaram medidas de distanciamento social, onde o número de casos confirmados não tenha impactado em mais de 50% da capacidade instalada de leitos, devem iniciar a transição para Distanciamento Social Seletivo, estratégia em que apenas alguns grupos ficam isolados. Até agora, esse é o caso de Curitiba.