Candidatos à Prefeitura de Curitiba destacam propostas ao transporte público em debate
Valores das tarifas do transporte público da capital paranaense foram um dos temas debatidos entre os candidatos
No primeiro debate na noite desta quinta-feira (8), os candidatos à Prefeitura de Curitiba disseram quais são as suas propostas para o transporte público. As ideias dos concorrentes mostram diferentes abordagens e prioridades para o futuro do sistema.
O atual vice-prefeito e candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), defendeu a qualidade do transporte público de Curitiba e afirmou que é o melhor do país e amplamente reconhecido em nível nacional.
Por outro lado, Andrea Caldas (PSOL) disse que sua proposta é a implantação do passe livre estudantil a partir do primeiro ano de mandato, com o objetivo de, progressivamente, alcançar a tarifa zero para toda a população.
Após a fala de Andre Caldas, Pimentel rebateu a proposta de passe livre estudantil e afirmou que estudantes que comprovam baixa renda já têm acesso gratuito ao transporte público em Curitiba.
Eduardo Pimentel também questionou Luciano Ducci (PSB) sobre a promessa do metrô, relembrando que o projeto foi lançado durante a gestão de Ducci como prefeito, e posteriormente, foi apresentado novamente com o apoio da presidente Dilma Rousseff, mas nunca foi realizado. Pimentel criticou as gestões subsequentes por não darem continuidade ao projeto, e destacou que, na sua visão, o metrô é essencial para o futuro da mobilidade urbana de Curitiba.
Em resposta, Luciano Ducci adotou uma postura pragmática, questionando a viabilidade econômica do metrô. Ele comparou os custos elevados desse tipo de projeto com alternativas mais acessíveis e que já possuem recursos garantidos, como a requalificação dos 60 quilômetros do Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste.
Ducci também mencionou a contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para um estudo de viabilidade técnica e econômica de um metrô, que ligaria o Centro Cívico ao Aeroporto de São José dos Pinhais, com possível extensão até o terminal de Santa Cândida. Ele destacou que o estudo estará concluído no final do próximo ano e que a viabilidade do projeto será cuidadosamente avaliada.
No entanto, Ducci enfatizou que, em seu governo, a prioridade é garantir a execução de projetos mais viáveis e financeiramente sustentáveis, enquanto avaliará cuidadosamente grandes empreendimentos como o metrô.
O primeiro debate com candidatos à Prefeitura aconteceu na Band, com início às 22h30. Ainda antes do início, o debate foi marcado por uma polêmica. A pré-candidata Cristina Graeml foi desconvidada do programa pouco antes de chegar à emissora devido a dúvidas jurídicas sobre sua candidatura.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.
-
POST 1 DE 9
Gestão da saúde é criticada no primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h14
-
POST 2 DE 9VENDO AGORA
Candidatos à Prefeitura de Curitiba destacam propostas ao transporte público em debate
8 ago 2024 às 23h23
-
POST 4 DE 9
Radar de trânsito pauta primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h46
-
POST 5 DE 9
Salários de servidores são alvos de críticas em debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h09
-
POST 6 DE 9
Propostas para segurança pública movimentam primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h47
-
POST 7 DE 9
Melhora na educação é assunto no debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 01h08
-
POST 8 DE 9
Primeiro debate à Prefeitura de Curitiba registra embates entre candidatos
9 ago 2024 às 01h45
-
POST 9 DE 9
Pimentel é duas vezes mais acionado que maioria dos candidatos em 1º debate de Curitiba
9 ago 2024 às 02h13