Candidato do PT é o mais votado mas não se elege para vereador em cidade do PR
Apesar de obter 2.407 votos, o candidato do PT não conseguiu a vaga na Câmara Municipal por conta da regra de cálculo de votos da legenda
O candidato Doutor Odarlone (PT) foi o mais votado a vereador na cidade de Apucarana, no Norte do Paraná, porém, não conseguiu se eleger nas eleições municipais neste domingo (6), por não atingir o número de votos necessários para a legenda.
Odarlone fez 2.407 votos e mesmo assim não conseguiu um lugar na cadeira da Câmara Municipal. Somados, os candidatos da legenda somaram 4.428 votos, 1527 a menos dos 5955 necessários para eleger um candidato da sigla.
Nas redes sociais, o candidato agradeceu os votos que recebeu e disse que apesar de não ser eleito. “Apesar de tudo isso, não vencemos a batalha”, disse Odarlone.
Entenda como um vereador é eleito
Diferentemente do prefeito, o vereador não é eleito pelo voto majoritário, onde o candidato mais votado no pleito é eleito. Conforme as leis eleitorais, a distribuição de cadeiras na Câmara considera o número de votos recebido pelo partido ou legenda, não os individuais de cada concorrente.
Assim, o eleitor não escolhe apenas um candidato ao votar para um vereador, mas sim na coligação que ele representa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui