Professor Piva foi entrevistado no RIC Mais Notícias durante a série de sabatinas (Reprodução)

Piva foi o entrevistado desta quarta-feira (22) na série de sabatinas feita pelo RIC Mais Notícias, na Jovem Pan Curitiba, com os candidatos ao governo do Paraná

Confira como foi a sabatina com Professor Piva (PSOL) nesta quarta-feira (22) durante a série de entrevistas com todos os candidatos ao governo do Paraná no programa RIC Mais Notícias, da Rádio Jovem Pan Curitiba, com os jornalistas Denian Couto e Marc Sousa. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio, com a presença dos assessores. Veja na íntegra!

Na apresentação, o professor do ensino médio Luiz Romero Piva disse que as eleições servem para alertar a sociedade. “A campanha eleitoral para mim, para o PSOL, é um momento pedagógico. O fundamental é estar debatendo e representando inúmeros segmentos da sociedade”, disse.

Mudança de posicionamento

Ainda adolescente, Piva se envolveu nas pastorais da Igreja Católica. Ingressou como aluno da UFPR, atuou no movimento estudantil, em sindicatos. Depois, quando foi morar em Almirante Tamandaré, passou a defender também questões sociais.

“O PT mudou sua linha de intervenção e nasceu o PSOL”, disse o candidato ao ser questionado por Denian Couto sobre seu início ligado ao Partido dos Trabalhadores.

Posicionamento de Boulos

Ao se questionado sobre o posicionamento do candidato à presidência da República pelo PSOL, Guilherme Boulos, Piva disse que há divergências mas defendeu a candidatura dele. “Eu tenho uma posição de me ocupar da minha campanha. O Boulos é uma liderança importante de um segmento social. É um sujeito correto, coerente. Eu tenho meu jeito. Ele é um menino, tem muito o que aprender”, declarou o candidato.

Dilma e Lula

Sobre os exs-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PSOL ao governo do Paraná minimizou sua opinião sobre o cenário nacional e disse que “houve um golpe contra o povo brasileiro. O impeachment fez parte do processo”.

“Pessoas que votaram a favor do impeachment estão na cadeia. Que tipo de gente está no poder hoje no brasil?”, indagou.

Primeiras medidas

Se eleito, Piva disse que vai adotar medidas com o funcionalismo público. “No Paraná, vamos respeitar a lei. Respeitar os servidores”, disse.

De acordo com o candidato, valores serão revistos para pagamento aos servidores. “No nosso governo vamos restabelecer a lei, a lei do piso, a hora-atividade, a data-base. Queremos governo que respeite os trabalhadores”, ressaltou.

Desmilitarização da Polícia Militar

Ouvintes da rádio Jovem Pan Curitiba também enviaram suas perguntas para o programa RIC Mais Notícias. Em uma delas, o candidato foi perguntado sobre a desmilitarização da Polícia Militar. De acordo com ele, hoje, “temos uma verdadeira guerra civil não declarada”. Piva disse que quer profissionalizar a PM, “para que proteja as pessoas”.

A outra pergunta foi relacionado sobre a união do movimento de esquerda no Brasil. Piva disse que “cada partido tem seu programa. A união deve ser na defesa dos interesses do povo. Eu defendo a unidade em torno daquilo que é justo”, disse.

Por fim, Piva disse que vai garantir a saúde fiscal do Paraná “cortando privilégios”. E ainda falou sobre os gastos da gestão Richa com transporte. “Se for governador, vou andar de ônibus, bicicleta. Não vai ter avião, helicóptero”, criticou.

Veja a agenda de entrevistas:

20/08 – Jorge Bernardi (Rede)
21/08 – João Arruda (MDB)
22/08 – Professor Piva (PSOL)
23/08 – Cida Borghetti (PP)
24/08 – Ivan Bernardo (PSTU)
27/08 – Geonísio Marinho (PRTB)
28/08 – Ratinho Jr. (PSD)
29/08 – Dr. Rosinha (PT)
30/08 – Priscila Ebara (PCO)
31/08 – Ogier Buchi (PSL)

Assista à entrevista completa do candidato ao governo do Paraná pelo PSOL:

Luiz Romero Piva é professor do ensino médio e participou da sabatina nesta quarta-feira (22).