Câmara de Curitiba passa pela maior renovação de vereadores da última década
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) empossou quatro novos vereadores nesta quarta-feira (1º). Com isto, a casa alcançou o maior índice de renovação de cadeiras no meio de uma legislatura. O recorde, até então, tinha sido em 2002, com a posse de oito novos parlamentares.
Leia também:
- Câmara de Curitiba tem quatro novos vereadores empossados; veja os nomes
- Em 1ª sessão da Câmara, vereadores enfrentam protesto de funcionários da Urbs
A média histórica é de quatro vereadores-candidatos serem “promovidos” pelas urnas a outros cargos de representação política nas eleições gerais.
Mas, em 2002, oito parlamentares foram eleitos para outros cargos: Custódio da Silva, Natálio Stica, Ailton Araújo, Alexandre Curi, Arlete Caramês, Tadeu Veneri e Mauro Moraes foram para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e a Dra. Clair conquistou uma cadeira na Câmara Federal.
Apesar da média histórica de quatro “promoções” nas eleições gerais, essa marca caiu significativamente nos últimos três pleitos. Há quatro anos, em 2018, 19 parlamentares buscaram novas posições nas urnas, mas só um vereador foi eleito, com Goura (PDT) saindo da Câmara Municipal para a Alep.
Nas eleições de 2014, 18 membros da CMC foram candidatos, mas nenhum se elegeu, interrompendo uma tradição que vinha desde os anos 1960, de ao menos um vereador da capital ser eleito para a Alep. Quatro anos antes, em 2010, dois vereadores se elegeram deputados estaduais: Mara Lima e Roberto Aciolli. Nenhum foi eleito deptuado federal.