Bolsonaro recria Ministério das Comunicações e nomeia genro de Silvio Santos como ministro

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Reuters
Publicado em 11 jun 2020, às 09h12.

Na noite desta quarta (10), o presidente Bolsonaro anunciou que vai recriar o Ministério das Comunicações.

No anúncio, Bolsonaro designou como ministro o deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro do empresário Silvio Santos.

Bolsonaro recria Ministério das Comunicações; nova pasta será criada a partir da divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

A princípio, a nova pasta será criada a partir da divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cujo titular é Marcos Pontes.

Ainda de acordo com o presidente, a nova pasta incorpora também as funções da atual Secretária de Comunicação da Presidência, como a distribuição das verbas publicitárias do governo.

“Nesta data, via MP, fica recriado o Ministério das Comunicações a partir do desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, disse Bolsonaro em uma publicação em sua conta no Facebook.

Ao ser questionado por uma apoiadora sobre a indicação de um deputado para o novo ministério, Bolsonaro lembrou que também tinha sido parlamentar e acrescentou: “Creio ser consenso nossa falha na comunicação”.

Secom atualmente

Atualmente, a Secom está nas mãos do publicitário Fabio Wajngarten, amigo dos filhos do presidente e ligado à chamada ala ideológica do governo.

Conforme o Palácio do Planalto, o novo ministério não aumentará despesas.

“Sem nenhum aumento de despesa, utilizando apenas de cargos de estruturas já existentes, o presidente da República recriou o Ministério das Comunicações. A Secretaria Especial de Comunicação Social, hoje na Secretaria de Governo da Presidência da República, foi extinta e suas competências incorporadas ao novo Ministério”, diz a nota.