Barbosa Neto tem candidatura indeferida pelo TRE-PR; defesa recorre
O candidato poderá ser votado normalmente nas eleições deste domingo (6), mas pode ter os votos anulados, caso tenha o recurso negado pelo TSE
Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) negaram recurso do ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) e a candidatura dele segue indeferida.
A decisão foi proferida na última quarta-feira (2) e a defesa de Barbosa Neto afirmou nesta quinta-feira (3) que irá recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dessa forma, Barbosa Neto poderá ser votado novamente à Prefeitura de Londrina nas eleições deste domingo (6), mas em caso de derrota no TSE, os votos dados ao ex-prefeito serão anulados.
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
Barbosa Neto critica decisão do TRE-PR
Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, Barbosa Neto afirmou que está sendo “vítima de uma armação”.
“Já fui inocentado na esfera criminal. A campanha continua, isso dá um gás ainda maior para nós, porque está havendo injustiça, perseguição. Um Tribunal que está contaminado, porque não conseguiu entender. No TSE isso é revertido e até dentro do Tribunal de Justiça”, completou.
Entenda o caso
Barbosa Neto foi eleito prefeito de Londrina em uma eleição complementar realizada em 2009. Mas três anos depois, a Câmara de Vereadores do município aprovou o impeachment do chefe do executivo.
Enquanto ocupava o cargo, Barbosa Neto foi acusado de improbidade administrativa, devido a um suposto esquema de vantagem indevida a vereadores de Londrina.
Em 2016, o ex-prefeito foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) a perda dos direitos políticos por seis anos e a ressarcir os cofres públicos em R$ 178.917,26 pelo crime de improbidade administrativa.
A decisão emitida pela juíza eleitoral Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, da 42ª Zona Eleitoral de Londrina, apontou que o candidato está inelegível para disputar as eleições deste ano por essa condenação – sentença que foi acompanhada pelo TRE-PR.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!