Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União) disputam 2º turno na Bahia
As eleições para governador da Bahia serão definidas apenas no 2º turno. Neste domingo (2), Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União) foram os mais votados, entretanto não alcançaram o mínimo de 50% dos votos válidos. Por volta das 23h25, com 99,11% das urnas apuradas, o segundo turno foi confirmado. Jerônimo terminou em primeiro lugar com 49,33% dos votos e ACM Neto ficou em segundo com 40,89% dos votos.
O 2º turno das eleições 2022 será realizado no dia 30 de outubro. Já a partir das 17h desta segunda-feira (3), os candidatos podem voltar a fazer campanha com carreatas e distribuição de materiais de propaganda política. Na próxima sexta-feira (7) terá início o horário eleitoral na rádio e TV.
Quem é ACM Neto?
Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto é natural de Salvador, tem 43 anos, é casado e pai de duas filhas. O político filiado ao União Brasil é empresário e advogado. O soteropolitano é neto de Antônio Carlos Magalhães, que governou o estado da Bahia em três oportunidades, e filho de Antonio Carlos Magalhães Júnior, diretor da Rede Bahia.
Antes de concorrer ao cargo de governador, ACM Neto foi eleito duas vezes prefeito de Salvador, sendo que em 2016 foi o segundo prefeito mais votado do Brasil com 73,9% dos votos. O político também já foi eleito três vezes deputado federal. O candidato a vice-governador na chapa deste ano é Geraldo Junior. A candidata a vice-governadora na chapa deste ano é Ana Coelho (Republicanos).
Quem é Jerônimo Rodrigues?
Jerônimo Rodrigues participou da primeira eleição neste ano. Antes de se candidatar ao governo, o filiado do Partido dos Trabalhadores (PT) atuou como secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019, e também como secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, na gestão de Dilma Rousseff. O candidato a vice-governador na chapa deste ano é Geraldo Junior.