Arábia Saudita se aproxima do Irã e adia acordo com Israel
A Arábia Saudita está colocando em espera os planos apoiados pelos Estados Unidos para normalizar as relações com Israel, disseram duas fontes familiarizadas com o pensamento de Riad.
O conflito também levou a Arábia Saudita a se aproximar do Irã. O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, recebeu o primeiro telefonema do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, à medida que o governo saudita tenta impedir um aumento da violência na região. O Irã apoia os atos do grupo palestino Hamas.
As duas fontes disseram à Reuters que haveria um atraso nas negociações de normalização nas relações com Israel, que foram um passo fundamental para o país garantir o que Riad considera como um verdadeiro prêmio em troca de um pacto de defesa com os Estados Unidos.
Até o Hamas, apoiado pelo Irã, desencadear a guerra dia 7 de outubro, ao realizar um ataque devastador contra Israel, líderes israelenses e sauditas diziam que estavam avançando em um acordo que poderia trazer uma nova configuração ao Oriente Médio.
O governo saudita não respondeu a pedidos de comentários enviados por email sobre esta reportagem.
A mudança saudita aponta os desafios enfrentados pelos esforços dos Estados Unidos em aprofundar a integração de Israel numa região onde a causa palestina continua sendo uma grande preocupação árabe.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR.Clique aqui.