Aprovação de governo Lula atinge menor nível desde eleição, aponta pesquisa

Aprovação de governo Lula caiu 10 pontos percentuais oito meses

Publicado em 8 maio 2024, às 09h48.

Uma pesquisa da Genial/ Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra números atualizados sobre a avaliação do governo Lula. A pesquisa quantitativa, realizada entre 2 e 6 de maio, revela que o nível de aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o menor desde o início do mandato, em 2023. Segundo os números, 50% dos brasileiros aprovam o governo do PT.

Pesquisa mostra avaliação de governo Lula
Pesquisa mostra avaliação de governo Lula (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Durante os 16 primeiros meses de mandato, a aprovação do trabalho de Lula chegou a 60%, em agosto de 2023. Entretanto, nos últimos oito meses os números estão em queda e atingiram a menor marca em abril de 2024, com 50% de aprovação.

Por outro lado, a desaprovação do presidente Lula cresce de acordo com as últimas pesquisas. Em agosto de 2023, 35% dos brasileiros desaprovavam a gestão. Já na pesquisa mais recente – abril de 2024 – o percentual subiu para 47%.

Em relação a última pesquisa, realizada em fevereiro deste ano, a aprovação caiu um ponto – de 51% para 50 % – e a desaprovação subiu um ponto – de 46% para 47%.

Pesquisa de governo Lula por região

A pesquisa detalhada sobre o trabalho desenvolvido pelo presidente Lula mostra que o maior índice de aprovação (68%) se concentra no nordeste e a maior reprovação (55%) está no sudeste. 

Confira os números de cada região:

  • Nordeste:
    Aprovação 68%
    Desaprovação: 31%
  • Sudeste:
    Aprovação 55%
    Desaprovação: 42%
  • Sul:
    Aprovação: 52%
    Desaprovação: 47%
  • Centro-Oeste/ Norte:
    Aprovação: 50%
    Desaprovação: 47%

A pesquisa da Genial/ Quaest entrevistou 2.045 eleitores, de 120 municípios brasileiros, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista face-a-face através da aplicação de questionários estruturados. A margem de confiança é de 95%.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui