Atos a favor e contra o governo estão marcados em cidades do PR nesta terça (7)

por Mônica Ferreira
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 7 set 2021, às 08h01. Atualizado às 08h03.

Grupos a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcaram manifestações para esta terça-feira, 7 de setembro, Dia da Independência, em todo Paraná. (Confira abaixo os atos que vão ocorrer no estado)

Desde agosto, apoiadores e o próprio mandatário têm feito a convocação para que os partidários do governo demonstrem a força do apoio popular ao líder bolsonarista. Em contrapartida, aqueles que temem a ruptura do sistema democrático no país, diante de uma crescente tensão entre o presidente e o Poder Judiciário, também irão realizar manifestações na data.

O policiamento deverá ser intensificado nas regiões para evitar possíveis confrontos.

Manifestações a favor

A Comissão Organizadora do evento “Fé e Política” do ato que ocorrerá em Curitiba, informou que a manifestação tem várias pautas conservadoras, democráticas, religiosas e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O público esperado é de 20 mil pessoas.

Veja as cidades paranaenses que confirmaram atos a favor do presidente:

  • Cascavel às 9h, em frente a Catedral;
  • Curitiba às 14h, no Centro Cívico;
  • Foz às 10h, na praça do Mitre;
  • Londrina às 15h, na rotatória da Av. JK;
  • Toledo às 15h, no Lago Municipal.

Em Londrina acontecerá também o ato dos caminhoneiros às 8h em frente ao Parque de Exposições Ney Braga

Manifestações contra

Já os protestos de oposição ao presidente, batizadas de 7S e organizadas por movimentos sociais, organizações e centrais sindicais, etc, tem como pauta principal a luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, além das críticas à Bolsonaro pela “má gestão da pandemia de Covid-19 no país” e “ameaças antidemocráticas”.

Veja os locais onde devem ocorrer manifestações no Paraná:

  • Maringá às 15h, no Estádio Willie Davis;
  • Londrina terá o Grito dos Excluídos na Praça no Conjunto União da Vitória 4, zona sul;
  • Umuarama às 9h30, na Praça Miguel Rossaffa;
  • Curitiba às 16h, na Praça Santos Andrade;
  • Campo Magro às 9h, na comunidade Nova Esperança;
  • Guarapuava às 4h, na Comunidade Santa Rita de Cássia, Bairro Residencial 2000;
  • Matinhos às 9h, Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá)

Procurada pelo Grupo RIC, a Polícia Militar afirmou que acompanhará os protestos. Leia a nota na íntegra:

“O Comando-Geral da Polícia Militar informa que a Corporação acompanhará os atos públicos que ocorrerem na terça-feira (07/09) em todo o estado, para garantir o direito de manifestação para todos os grupos e a segurança das demais pessoas que não estiverem envolvidas nos protestos.

Foi feito um planejamento com reforço de policiamento por conta do feriado, inclusive no Litoral e nas costas Oeste e Noroeste do estado, com maior presença nas áreas urbanas e rodoviárias, com um trabalho do setor de Inteligência sobre os locais que possam ocorrer bloqueio de via. Além disso, em Curitiba, a PM também acompanhará os atos como já tem ocorrido em outros atos. O número de efetivo não será divulgado por questão de estratégia e segurança.

As equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) estarão de prontidão para serem aplicados caso haja necessidade nas mais diversas regiões do Estado.