52% são contra vacina obrigatória do Coronavírus, diz Paraná Pesquisas
Mais da metade dos brasileiros é contra a obrigatoriedade da vacina. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que 52% dos entrevistados acham que a vacina contra a Covid-19 não deve ser obrigatória, contra 46% que dizem ser a favor, 2% não sabem ou não opinaram. A pesquisa também mostra que 60,9% têm medo de que as vacinas possam provocar efeitos colaterais, 36,1% dizem não temer e 3% não sabe ou não opinou.
O instituto também perguntou sobre quem tem razão na discussão pela aprovação da vacina chinesa do Instituto Butantan/Sinovac. Para 43,3%, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está correto, contra 38,7% que aprovam a postura do governador de São Paulo João Doria (PSDB), 18% não sabem ou não opinaram.
Mesmo com as restrições, a maioria, 62,4%, diz que irá tomar a vacina chinesa (Butantan/Sinovac), caso ela seja aprovada pela Anvisa, 33,5% não tomarão o imunizante, 4,1% não sabe ou não opinou.
O estudo também mediu a aprovação do Governo Federal em relação a vacinação, 61,4% acreditam que há lentidão na implementação de um plano nacional de imunização, 34,6% que dizem que não, 4% não sabe ou não opinou. Já as opiniões sobre um possível confisco das vacinas pelo Ministério da Saúde estão divididas: 47,7% são contra, 46,6% são a favor, 5,7% não sabem ou não opinaram.
O Paraná Pesquisas entrevistou 960 pessoas entre os dias 12 e 16 de dezembro em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.