Das 28.290 pessoas que registraram candidaturas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 160 já tiveram algum tipo de problema e não vão estar nas urnar em 7 de outubro
As eleições sempre atraem muitos candidatos. Dos mais sérios aos folclóricos, que colocam nomes engraçados para aparecer nas urnas, temos um enorme rol de postulantes aos cinco cargos que estão em disputa neste ano.
Mas, dentro deste amplo espectro, existem, também, aqueles que não conseguem disputar a eleição. Das 28.290 pessoas que registraram candidaturas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 160 já tiveram algum tipo de problema e não vão estar nas urnas em 7 de outubro. A grande maioria daqueles que não conseguiram a aprovação para concorrer ao cargo desejado, 130 candidatos, na verdade renunciou antes mesmo de um julgamento por parte do órgão que controla as eleições no Brasil.
Entre os outros, estão vinte e três candidaturas indeferidas, duas canceladas, três por “não reconhecimentos do pedido”, além de um falecimento. Este último caso é o do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Aldo Schneider, que tentaria a reeleição neste ano, mas faleceu no último dia 19 de agosto, por consequencia de um câncer na garganta.
Do total, 25.519 candidatos ainda aguardam julgamento, enquanto 1.481 já tiveram seu registro deferido.