SNIP: Governo do PR está buscando atrair fábricas de microchips, diz Ricardo Barros

Durante o 4º SNIP, Ricardo Barros afirmou que o Paraná precisa ser um dos polos de produção de tecnologias

Publicado em 27 ago 2024, às 12h44. Atualizado às 12h45.
POST 4 DE 10

O governo do Paraná está trabalhando para que o estado tenha polos de fabricação de microchip e outras tecnologias, segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, este é um dos principais focos de sua gestão à frente da pasta. “Nós temos poucos players do mundo que fabricam microchips, telas touchscreen, são tecnologias muito restritas, mas a pandemia nos ensinou que nós não podemos manter concentração de produção de um determinado suprimento fundamental em um único país”, afirmou em entrevista ao portal RIC durante o 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (SNIP).

Ricardo Barros defendeu que o paraná precisa atrair fábricas de microchips
Ricardo Barros falou na abertura do 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (Foto: Divulgação)

Ricardo Barros cita como exemplo, Taiwan, que concentra 85% da produção de microchips do mundo. “Se houver qualquer estresse da relação China-Taiwan, que nós percebemos cada vez mais complexa, nós podemos ter um apagão de produção, porque hoje qualquer equipamento tem um microchip. Esse telefone que você está falando, uma geladeira, uma televisão, automóvel… então se não tiver microchip, para toda a produção no mundo todo. Esses apagões não podem ser permitidos”, exemplificou.

É diante deste temor que o governo do Paraná pretende atrair para o estado fábricas que produzam essa tecnologia em solo brasileiro. “Então, nós temos que ter data centers em vários países para não haver um apagão de sinal de internet e temos que ter fábrica de microchips, fábrica de telas touchscreen, fábrica de suprimentos que são fundamentais para o avanço tecnológico que precisa chegar a todos. Então, nós estamos buscando isso, nós estamos buscando outros produtos que são fundamentais para a indústria, que essas plantas sejam distribuídas em vários países. Continentes, para que uma guerra, Ucrânia, Rússia, para que uma guerra, Irã, Israel, para que esses naturais conflitos que podem surgir não interrompam a produção mundial de suprimentos”, concluiu.

4ª edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná

A entrevista com Ricardo Barros aconteceu durante o SNIP, que conta com uma programação de palestras, workshops e rodadas de negócios, oferecendo aos participantes a chance de ampliar sua rede de contatos e conhecer as principais tendências do comércio internacional.

Desde 2021, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o World Trade Center Curitiba (WTC), unidade local que integra o maior hub de desenvolvimento de negócios do mundo, promovem anualmente o seminário por meio da Gerência de Relações Internacionais.

Entre os convidados especializados em negócios internacionais estão Shri Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil; Gilberto Peralta, presidente da Airbus no Brasil; Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil; Frederico Lamego, superintendente de relações internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do BRICS.

Grandes empresas e instituições como Renault, Volvo, BTG Pactual, Copel, BNDES e Correios também estarão presentes no SNIP, que oferece um ambiente em que os participantes obtêm insights que contribuem na gestão da internacionalização de suas empresas, reduzem os riscos na tomada de decisões, e auxiliam na redução de custos e burocracia interna, aumentando sua competitividade. Durante o Seminário, também acontecerá uma rodada de negócios internacionais com foco nos países do Mercosul.

O Hall das Nações é outro grande atrativo do evento, que reúne representantes do corpo consular do Paraná para troca de experiências e conexões com os participantes em busca de ampliar seus negócios internacionais. A edição de 2023 reuniu 900 inscritos, com 39 palestrantes, em oito painéis e cinco workshops. 

O SNIP tem patrocínio da Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Becomex, Martinelli Advogados, Uni.Cloud e Edgenet. E apoio dos Correios, BNDES, Happy Comex, Invest Paraná, Power Tax Brasil, Sebrae, Grupo Ric, TOPVIEW Business, RICtv, Rádio Jovem Pan, RIC.com.br, Travelex Bank e DHL.

Confira a temática dos painéis e palestras do 4º SNIP: 

  • Agrotech e sustentabilidade
  • Exporta Paraná
  • Inteligência artificial e tecnologia
  • Mercados globais
  • Multiculturalidade
  • Novas tendências dos negócios internacionais
  • OEA e o novo regime de origem
  • Operações financeiras internacionais
  • Planejamento e operação logística internacional
  • Posicionamento da indústria brasileira no mercado global
  • Rotas estratégicas para o futuro dos negócios internacionais

Serviço: 
4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
Dias 27 e 28 de agosto de 2024
Das 8h às 18h
No Campus da Indústria da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)
Informações: www.wtccuritiba.com.br/seminario