Empresário moderniza setor agro do Paraná e apresenta tecnologias no SNIP

As novidades para o setor agro foram apresentadas no 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, evento da WTC que acontece na Fiep

Publicado em 28 ago 2024, às 10h16. Atualizado às 11h36.
POST 7 DE 10

Com o protagonismo do Paraná no setor agro, diversos empresários têm se destacado ao apresentar soluções modernas para o ramo. Este é o caso de Diego Kurtz, fundador da PecSmart, que busca promover a eficiência na produção do agronegócio com tecnologias IoT e Inteligência Artificial para análise de dados em tempo real.

4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
PecSmart promove a transformação digital no setor agro (Foto: Divulgação)

“Nós somos uma empresa de tecnologia que atua com o conceito de granja 45.0, ou seja, nós levamos sensores inteligentes pra dentro das unidades produtivas de aves, suínos, bovino de leite. Nós extraímos dados em tempo real da produção. Então nós auxiliamos a agroindústria como um todo a enxergar e ter um raio X diário do que está acontecendo no campo”, contou em entrevista ao portal RIC durando o 4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (SNIP).

Segundo o empreendedor, a empresa ajuda o produtor do setor agro a entender melhor a produção, sair da subjetividade e ter os dados na mão todo dia. “E, logicamente, de forma consequente, ter uma produção mais racionalizada, orientada a dados, com maior facilidade de prever os resultados e o que pode acontecer com a tua produção”, explicou.

A empresa foi criada em 2019 com uma solução de visão computacional para pesar suínos. “Logo na sequência desenvolvemos uma solução para silometria em silos para fazer o controle de ração e consumo dos animais e também solução com bioacústica para monitorar a sanidade dos animais a partir da vocalização deles”, contou.

Atualmente, a empresa, que já contou com diversas rodadas de investimento, tem expandido a carteira de clientes. “Hoje atuamos no cenário nacional com grandes players da agro indústria como BRF, Pamplona, SLC, então o pessoal tanto da proteína animal quanto também do segmento de grãos são nossos clientes e parceiros atualmente”, disse.

Sobre a participação no SNIP, o empreendedor considera o encontro com empresários e especialistas em negócios internacionais de suma importância para o futuro do negócio. “É fundamental, porque antes de mais nada é um fórum muito qualificado”. Então, aqui nós temos pessoas de diversos segmentos, então a Fiep, por ser um segmento, um âncora da indústria que congrega uma série de parceiros nossos, inclusive, também”, declarou.

4ª edição do Seminário de Negócios Internacionais do Paraná

A entrevista com Diego Kurtz aconteceu durante o SNIP, que conta com uma programação de palestras, workshops e rodadas de negócios, oferecendo aos participantes a chance de ampliar sua rede de contatos e conhecer as principais tendências do comércio internacional.

Desde 2021, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o World Trade Center Curitiba (WTC), unidade local que integra o maior hub de desenvolvimento de negócios do mundo, promovem anualmente o seminário por meio da Gerência de Relações Internacionais.

Entre os convidados especializados em negócios internacionais estão Shri Suresh Reddy, embaixador da Índia no Brasil; Gilberto Peralta, presidente da Airbus no Brasil; Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil; Frederico Lamego, superintendente de relações internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Marcos Troyjo, ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do BRICS.

Grandes empresas e instituições como Renault, Volvo, BTG Pactual, Copel, BNDES e Correios também estarão presentes no SNIP, que oferece um ambiente em que os participantes obtêm insights que contribuem na gestão da internacionalização de suas empresas, reduzem os riscos na tomada de decisões, e auxiliam na redução de custos e burocracia interna, aumentando sua competitividade. Durante o Seminário, também acontecerá uma rodada de negócios internacionais com foco nos países do Mercosul.

O Hall das Nações é outro grande atrativo do evento, que reúne representantes do corpo consular do Paraná para troca de experiências e conexões com os participantes em busca de ampliar seus negócios internacionais. A edição de 2023 reuniu 900 inscritos, com 39 palestrantes, em oito painéis e cinco workshops. 

O SNIP tem patrocínio da Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Becomex, Martinelli Advogados, Uni.Cloud e Edgenet. E apoio dos Correios, BNDES, Happy Comex, Invest Paraná, Power Tax Brasil, Sebrae, Grupo Ric, TOPVIEW Business, RICtv, Rádio Jovem Pan, RIC.com.br, Travelex Bank e DHL.

Confira a temática dos painéis e palestras do 4º SNIP: 

  • Agrotech e sustentabilidade
  • Exporta Paraná
  • Inteligência artificial e tecnologia
  • Mercados globais
  • Multiculturalidade
  • Novas tendências dos negócios internacionais
  • OEA e o novo regime de origem
  • Operações financeiras internacionais
  • Planejamento e operação logística internacional
  • Posicionamento da indústria brasileira no mercado global
  • Rotas estratégicas para o futuro dos negócios internacionais

Serviço: 
4º Seminário de Negócios Internacionais do Paraná
Dias 27 e 28 de agosto de 2024
Das 8h às 18h
No Campus da Indústria da FIEP (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)
Informações: www.wtccuritiba.com.br/seminario

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!