Dia do Corretor de Imóveis: Trabalho remoto aquece mercado de locações em Curitiba
No atual cenário imobiliário a cidade de Curitiba emerge como um ponto focal no mercado de locações residenciais, com indicadores apontando para um aumento substancial na demanda por aluguel de imóveis. A maleabilidade proporcionada pelo trabalho remoto, em home office, se apresenta como um dos principais motivos para este aumento.
Celebrado em 27 de agosto, o Dia do Corretor de Imóveis reforça a importância pela procura de um profissional da área no momento de buscar informações precisas acerca do mercado imobiliário. De acordo com dados da Brain Inteligência Estratégica, em um total de 6.889 imóveis alugados em Curitiba, 4.682 são apartamentos, o que representa 67,7% dos imóveis locados na cidade. Uma das explicações se deve ao fato de que esse tipo de imóvel atende às necessidades do público que tem procurado espaços para trabalhar em home-office. “A gente percebe com esses dados que o mercado de locação está bem aquecido na cidade”, ressalta Guilherme Werner, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica.
“Com a flexibilidade do trabalho remoto, a locação de imóveis se tornou muito atrativa, principalmente para o público de 25 a 39 anos, que enxerga mais valor na locação do que na compra”, destaca Luciano Giongo Tomazini, diretor de vendas da imobiliária Cilar. Esse segmento da população valoriza a praticidade e a liberdade de escolha proporcionadas pela locação, sem o compromisso de aquisição imobiliária.
No entanto, para os investidores e proprietários de imóveis esse movimento representa uma oportunidade promissora. “Com a queda da oferta de apartamentos para alugar nos bairros mais nobres, o preço do aluguel sofreu expressiva alta, com melhora significativa de rentabilidade mensal, que somada à valorização, tem atraído novos investidores”, ressalta Fernando Prates, diretor comercial da imobiliária Prates, especializada na locação de imóveis residenciais em Curitiba.
Para uma locação eficiente é imprescindível considerar diversos fatores. “Atenção à localização, manutenção e conservação do imóvel são essenciais para garantir uma boa taxa de retorno”, alerta Tomazini. A qualidade do imóvel e a sua localização estratégica desempenham um papel crucial para atrair locatários em busca de conforto e comodidade.
O papel do fiador está mudando
Além disso, as mudanças nas garantias de aluguel também têm repercutido positivamente no mercado. A figura do fiador está sendo gradualmente substituída por seguros imobiliários eficientes, o que proporciona maior tranquilidade aos proprietários e agilidade no processo de locação. “As garantias de aluguel estão mais robustas, o que garante tranquilidade aos proprietários de imóveis e rapidez ao processo de alugar um imóvel”, acrescenta Prates.
Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, observa que a avaliação desempenha um papel crucial nesse mercado aquecido. “Terrenos já foram adquiridos pelas construtoras e incorporadoras e, muito em breve, os apartamentos serão colocados à venda”, destaca Canto. A avaliação precisa dos imóveis é fundamental para determinar os valores justos tanto para locação quanto para venda.
E acrescenta, se valendo da velha máxima de que investir em imóveis sempre será sinônimo de segurança, independente do cenário econômico. “Os imóveis sempre foram uma garantia de ganhos a médio e longo prazo que protegem seus recursos em qualquer situação econômica que se encontre o país. Sempre vai existir uma demanda por imóveis. Ele é historicamente um dos investimentos mais estáveis”, ressalta.
Confraria Imobiliária de Curitiba
A Confraria Imobiliária de Curitiba nasceu de um grupo de corretores de imóveis, todos credenciados junto ao CRECI-PR, formado por 40 proprietários das principais imobiliárias da cidade. Eles se reúnem mensalmente com o intuito de promover conhecimento e debates de interesse para o setor, contribuindo com o fortalecimento do mercado imobiliário. Atualmente, o grupo é responsável por 60% das vendas de imóveis em Curitiba.