Sandy completa 10 anos de uma carreira solo consistente e com bons frutos

Publicado em 8 maio 2020, às 00h00. Atualizado em: 20 jul 2023 às 09h57.

Dez anos de carreira de uma forma sólida não é para qualquer artista. Nesta quinta-feira (7), Sandy comemorou a conquista de uma forma bem diferente do que provavelmente imaginava, em isolamento por causa da pandemia de coronavírus, mas ganhou todo o carinho dos fãs pela internet.

“Um ano depois de comemorar 30 anos de carreira em dupla, tô eu aqui quietinha no isolamento, comemorando 10 anos de carreira solo. É muito doido pensar que já faz tanto tempo desde o lançamento do CD Manuscrito“, comentou Sandy em suas redes sociais.

Ao postar sobre a comemoração, Sandy confessou que se emocionou ao ouvir novamente seu primeiro CD. Manuscrito foi lançado três anos depois do fim da dupla com o irmão, Júnior Lima, com quem a cantora dividiu 17 anos de carreira até a separação, em 2007.

“Como ele é de verdade, como ele reflete exatamente quem eu era naquele momento, o quanto daquilo ainda vive em mim e o quanto eu mudei. Muito feliz de revisitar esse álbum hoje e poder me orgulhar demais do que eu venho construindo e como venho me realizando na minha carreira, na minha vida”, disse Sandy sobre seu primeiro CD solo.

Fãs e internautas aproveitaram para parabenizar a cantora por uma década de trajetória solo. Até o marido de Sandy, Lucas Lima, que participa ativamente de tudo que a esposa faz, seja na produção ou ainda com opiniões, exaltou o trabalho dela. “Baita, mas baita guria”, escreveu.

Desde quando resolveu seguir em carreira solo, Sandy sempre deixou claro que não se importava em seguir com a grandiosidade que sempre foi sua história com Sandy & Junior – eles foram considerados recordistas de vendas no Brasil, com mais de 20 milhões de cópias. Mesmo assim, nestes dez anos, a cantora conquistou muito e provavelmente se surpreende ao olhar para o que passou.

Junto com o começo de sua carreira solo, Sandy também viu mudar as medições dos números das vendas. Dos anos 90 e até 2006, disco de ouro equivalia a 100 mil cópias e disco de platina a 250 mil cópias. Depois a medição mudou e, em 2007, disco de ouro passou a representar 40 mil cópias e platina, 80 mil cópias.

Ao longo destes dez anos de carreira, Sandy lançou três discos de estúdio, dois EPs e dois DVDs ao vivo. O primeiro disco, Manuscrito, vendeu 80 mil cópias, o que rendeu disco de platina. O segundo disco de Sandy, Sim, vendeu 40 mil cópias e lhe rendeu disco de ouro. Um de seus EPs, o Princípios, Meios e Fins, que foi vendido somente pelo site oficial da cantora, rendeu cerca de 10 mil cópias vendidas.

Nos álbuns ao vivo, a soma pode ser ainda maior. Se somados, o CD Manuscrito Ao Vivo e o DVD do mesmo nome venderam 120 mil cópias (70 mil do disco e 50 mil do DVD), o que rendeu a Sandy duas celebrações de disco de platina. O álbum Meu Canto, também ao vivo, vendeu 45 mil cópias e rendeu disco de ouro.

sandy-dez-anos-carreira

Foto: Lucas Sarzi/Arquivo.

Mesmo procurando por uma carreira mais simples e sem grandes palcos, Sandy nunca deixou de se apresentar com shows esgotados Brasil afora. Nestes dez anos de carreira solo, nunca se ouviu falar de um show sem casa cheia. Nas plataformas digitais, mantem a média de nomes como Marisa Monte.

no Spotify, por exemplo, Sandy tem mais de 1 milhão e 240 mil ouvintes, com mais de 770 mil seguidores. As cinco cidades que mais ouvem seu trabalho solo são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Exatamente as mesmas cidades onde os fãs já chegaram a ver shows repetidos de algumas turnês, pois havia demanda.

Entre as músicas lançadas por Sandy nas plataformas digitais, Me Espera – gravada com Tiago Iorc – é a canção mais popular da cantora no Spotify, com mais de 40 milhões de execuções. A canção também é o clipe mais visto no YouTube, com quase 100 milhões. Sandy também fez algumas colaborações, como com o duo OutroEu e Luan Santana, que expandiram ainda mais sua capacidade e qualidade musical.

nas rádios brasileiras, mesmo com sua música não funcionando como mainstream, Sandy já emplacou pelo menos três canções ao longo dos dez anos. Aquela dos 30, a mais tocada nas rádios, chegou a ficar na décima posição entre as mais executadas no país. Nas rádios do estado de São Paulo, Pés Cansados e Me Espera atingiram o primeiro lugar.

Sandy-coletiva-nos-voz-eles-Lucas-Sarzi-1-540x333

Foto: Lucas Sarzi/Arquivo.

O último projeto de Sandy antes da turnê Nossa História, com Junior Lima, foi o Nós, Voz, Eles. Lançado de uma forma totalmente inedita para a cantora, o projeto – que também rendeu um disco de estúdio e um DVD – foi pensado totalmente para a internet. Sandy lançou suas músicas, todas colaborativas, pelas plataformas e todas vinham acompanhadas de um clipe, que fazia parte de uma websérie explicativa.

Antes de encerrar a turnê com Junior Lima, quando celebrou os 30 anos de Sandy & Junior, a cantora declarou que já pensava no que vem por aí. Não se sabe se Sandy ainda pensa em lançar algum trabalho novo em 2020, principalmente depois de tudo o que vem acontecendo por causa da pandemia de coronavírus, mas o que se sabe é que a cantora tem um estúdio em casa e continua ativa nas composições e mal vê a hora de voltar aos palcos. Resta, aos fãs, esperar.